Verão

Por exaustão
Notícia

Moradores de Imbé reclamam de falha na coleta de lixo desde domingo

Conforme a prefeitura, problema ocorreu por falta de funcionários; expectativa é normalizar o serviço até sexta-feira

Laura Becker

Enviar email

Moradores e veranistas de Imbé, no Litoral Norte, estão, desde o último domingo (1º), enfrentando problemas no recolhimento do lixo. Conforme a prefeitura, a falha no serviço ocorre pela falta de funcionários da empresa Coleturb Soluções Ambientais, responsável pela coleta. No domingo e na segunda-feira (2), apenas três dos 27 profissionais compareceram ao trabalho. Representante da empresa cita "exaustão" como razão para os trabalhadores faltarem ao serviço.

Ainda segundo o executivo, foi realizada nesta terça-feira (3) uma reunião envolvendo a prefeitura e a direção da empresa. No encontro, foi definido o deslocamento das  equipes de outras cidades e o envio de mais caminhões para normalizar o serviço.

Durante a alta temporada, Imbé conta com nove caminhões, sendo oito de coleta orgânica e um de coleta seletiva. Com o reforço, mais dois veículos de coleta orgânica estão circulando pela cidade.

A prefeitura de Imbé afirma que a coleta foi retomada nesta quarta-feira (4), mas, por conta da demanda, a expectativa é que a empresa consiga normalizar o atendimento somente na sexta-feira (6).

O bairro Centro e o balneário de Mariluz são os mais afetados pela ausência da coleta de lixo, de acordo com o Executivo. No entanto, moradores de outros pontos, como o balneário de Santa Terezinha, também registram problemas.

— O lixo de toda a rua segue ali. Tem o problema da sujeira e do cheiro ruim. Buscamos informações no site da prefeitura e tentamos contato, mas não conseguimos. Até o dia 31 (de dezembro), a coleta estava normal e agora estamos nesta situação — lamentou a técnica de enfermagem Rosemary do Nascimento Cabral, que possui residência no local há oito anos.

Em nota, o Executivo ressalta não há atraso no pagamento dos salários e o repasse de recursos do município para a empresa também está em dia. A prefeitura afirma que não irá realizar sanções contra a empresa, já que a compensação da falha no serviço está ocorrendo sem onerar os cofres do município.

Segundo a empresa, falta dos trabalhadores foi por exaustão

GZH entrou em contato com a  Coleturb Soluções Ambientais, que confirmou a previsão de normalização do serviço até sexta-feira. Segundo a gerência da empresa, a coleta vinha ocorrendo de forma ininterrupta e o acúmulo de lixo alcançou patamares maiores do que o projetado, por conta do grande número de pessoas na cidade.

— Os funcionários foram até 0h30min no domingo e já estavam muito cansados, pois trabalharam praticamente sem parar. Eles chegaram à exaustão e não compareceram nos dias seguintes. Tentamos contratar novos profissionais, em regime emergencial, mas não tivemos sucesso —revelou a gerente administrativa Elisângela Amaral.

Ainda de acordo com a empresa, equipes de Viamão irão realizar a coleta de Imbé até que o serviço volte ao normal.

 

GZH faz parte do The Trust Project
Saiba Mais
RBS BRAND STUDIO

Perimetral

04:00 - 05:00