Uma parceria entre o governo federal e a Associação Nacional das Universidades Particulares (Anup) pretende implantar espaços nas instituições de ensino para apoiar jovens e estudantes em sofrimento e evitar automutilações e suicídio.
O acordo, firmano nesta terça-feira (7) com o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos faz parte da campanha Acolha a Vida, iniciativa destinada a combater o problema entre crianças, adolescentes e jovens.
O protocolo de intenções assinado entre o ministério e a entidade prevê a instalação de núcleos de acolhimento nas universidades privadas. Segundo a ministra Damares Alves, o intuito é reunir estudantes de cursos como psicologia e de outras áreas de ciências da saúde para oferecer atendimento voluntário.
Intercâmbio com associações
Outra iniciativa será a realização de ações de capacitação de alunos das faculdades, que lecionam em outras escolas, para lidar com jovens em sofrimento. O treinamento e o atendimento poderão alcançar também os próprios estudantes das particulares.
A parceria vai envolver intercâmbio de informações entre o ministério e associações de universidades. A Anup informou que há universidades já adequando grades curriculares para incluir temas relacionados ao bem-estar, felicidade e inteligência emocional.