A Nasa lançou nesta sexta-feira (18) o último de uma série de satélites destinados a garantir que os astronautas da Estação Espacial Internacional (ISS) possam se comunicar com a Terra.
O satélite de acompanhamento e retransmissão de dados (TDRS-M) da Boeing, que custou US$ 408 milhões, foi lançado em um foguete Atlas V que saiu de Cabo Canaveral, na Flórida, às 8h29min locais (9h29min de Brasília).
Leia mais:
Menino de nove anos quer ocupar vaga de "protetor da Terra" contra aliens
Eclipse total do Sol poderá ser observado dos EUA no dia 21 de agosto
Novas imagens da mancha vermelha de Júpiter
O satélite "apoiará as comunicações espaciais importantes até meados da década de 2020", disse a Nasa em comunicado. A agência espacial norte-americana acrescentou que o artefato facilitará a comunicação espaço-Terra para as operações da órbita terrestre baixa, "assegurando que os cientistas, engenheiros e equipes da sala de controle possam ter acesso fácil a dados para missões como o telescópio espacial Hubble e a Estação Espacial Internacional".
Uma antena no satélite foi danificada no mês passada em uma instalação em Titusville, na Flórida. Foi reparada, mas o contratempo atrasou o seu lançamento em cerca de duas semanas. O TDRS-M é o último dos 13 satélites deste tipo que foram lançados desde 1983.