Um link malicioso compartilhado por redes sociais e via WhatsApp anuncia um cupom de desconto de R$ 100 para corridas pelo aplicativo Uber. Quem clica é levado para uma página falsa do Uber e instruído a preencher os seus dados pessoais – nome, telefone, CPF, e-mail e cartão de crédito. Depois de preencher, a pessoa é direcionada para o site verdadeiro do Uber, como se todo o procedimento tivesse sido feito com o consentimento da empresa. No entanto, trata-se de uma armadilha, em que os dados são roubados.
Leia mais
McDonald's distribui cupons de desconto? É boato
Maioria dos votos nulos cancela uma eleição? É boato
Segundo o site A vida é feita de desconto, a ESET, empresa especialista em segurança online, diz que mais de 40 mil pessoas caíram no golpe entre o último sábado (17) e terça-feira (20).
A prática de clonar uma página de outra loja ou serviço é denominada phishing e, considerando a quantidade de usuários desatentos, é muito comum. Para evitá-la, o usuário deve verificar o cadeado de segurança no navegador (ao lado esquerdo na barra de endereço da página) e o endereço do site que está acessando.
O Uber esclarece que a mensagem é falsa, já que o aplicativo garante que não envia nenhum link por SMS ou WhatsApp prometendo descontos nem mensagens por redes sociais solicitando informações confidenciais dos usuários. Pelo mesmo motivo, a empresa comunica que "orienta os usuários a nunca compartilharem os dados de senha do seu cadastro, uma vez que esses dados devem ser tratados com o mesmo cuidado que dados bancários, por exemplo".