A possibilidade de neve, aventada no início da semana, pode realmente se confirmar. Com muito frio, umidade alta e chance de chuva fraca, estarão criadas as condições para nevar nas serras gaúcha e catarinense. A chance não é alta, mas o risco é real – tanto que o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta válido para 14 municípios: no Rio Grande do Sul, nos Campos de Cima da Serra; em Santa Catarina, no Planalto Sul e no Litoral Sul.
O aviso é válido das 18h de sexta-feira (9) até as 6h de sábado (10). No Estado, há chance de nevar nesse intervalo em Bom Jesus, Cambará do Sul, Jaquirana e São José dos Ausentes. Na serra catarinense, a possibilidade é maior: são 10 os municípios abrangidos pelo alerta do instituto nacional.
A chance de neve é atribuída pelo Inmet a uma intensa massa de ar frio que vai atuar, entre amanhã e domingo, sobre todo o Centro e o Sul do país – e até no Norte, onde o fenômeno é conhecido como friagem. Destacando o perigo potencial da neve, com volume considerável (até 5cm de espessura) e pequeno risco de acidentes, o instituto avisa que também há previsão de formação de geada nos três Estados do Sul e nas áreas serranas de São Paulo e Minas Gerais.
Leia mais:
Temporais causam pelo menos três mortes no Rio Grande do Sul
Uruguaiana chega à segunda maior enchente da história
De acordo com a Somar Meteorologia, a possibilidade de nevar é maior em Santa Catarina, mas São José dos Ausentes também aparece como potencial candidato a ver o fenômeno. Na noite de sexta, a previsão aponta mínima de 1ºC, caindo para 0ºC durante a madrugada de sábado – quando a máxima não deve passar de frígidos 9ºC no município gaúcho.
Confira os municípios em que pode nevar entre sexta-feira e sábado:
Rio Grande do Sul
Bom Jesus
Cambará do Sul
Jaquirana
São José dos Ausentes
Santa Catarina
Bom Jardim da Serra
Jacinto Machado
Lages
Lauro Muller
Morro Grande
Painel
Siderópolis
São Joaquim
Timbé do Sul
Urupema
* Zero Hora