Ambiente

Expectativa

Quando o frio chega ao Rio Grande do Sul? Cléo Kuhn responde

Temperatura mais alta do que a habitual ocorre por conta do El Niño, fenômeno que impede a chegada do frio e provoca chuvas acima da média

GZH

Em meados do outono – que iniciou em 20 de março e vai até 21 de junho –, época em que se começa a planejar a retirada dos cobertores dos armários, os amantes do frio já começam a se questionar: por que as temperaturas ainda não estão com "cara de inverno"? 

Segundo o meteorologista do Grupo RBS, Cléo Kuhn, apesar do clima ter dado uma "amenizada" nos últimos dias, a massa de ar frio demora um pouco mais para chegar ao Estado neste ano por causa da umidade presente no Brasil.

— Tem tido chuva no Centro-Oeste, aqui no Sul e no Sudeste. No Nordeste também houve uma época em que choveu bastante. Esse excesso de umidade está dificultando a entrada de massas de ar frio que vêm da Argentina — explica Cléo.

O clima, diferente do habitual para o mês de maio, ocorre por conta da presença do El Niño, fenômeno que impede a chegada do frio ao continente e proporciona chuvas acima da média.

— Há previsão para um frio úmido em junho, julho e agosto — afirma o meteorologista.

Ainda não é assinante? Assine GaúchaZH e tenha acesso ilimitado ao site, aplicativos e jornal digital. Conteúdo de qualidade na palma da sua mão.

GZH faz parte do The Trust Project
Saiba Mais
RBS BRAND STUDIO

Perimetral

04:00 - 05:00