Ventilador, ar-condicionado, piscina, banho de mangueira. Os gaúchos já podem escolher que artifícios vão usar para se proteger do calorão previsto para os próximos dias no Rio Grande do Sul. Nesta quarta-feira (30), os termômetros devem passar de 30°C em praticamente todas as cidades e atingir 39°C no município de Araricá, no Vale do Sinos – a máxima do dia no Estado. A temperatura alcança 38°C em São Borja, na Fronteira Oeste, Santana do Livramento, na Campanha, e Porto Alegre.
Em Pelotas, Rio Grande e Jaguarão, sul do Estado, as marcas devem chegar a 36°C. No litoral gaúcho, será um dia bastante aproveitável, com predomínio de sol e temperatura alta. Podem ocorrer pancadas isoladas de chuva no fim da tarde, mas as precipitações caem de forma rápida e não chegam a fechar o tempo ou aliviar a sensação de calor.
Também pode chover no final da tarde na metade sul do RS, na Serra e na Região Metropolitana, incluindo a Capital. Segundo a Somar Meteorologia, as pancadas acontecem devido à combinação de umidade e calor excessivo, mas não amenizam a temperatura.
— Apenas no Sul os acumulados podem ser um pouco mais altos e com trovoadas porque uma frente fria organiza as áreas de instabilidade na região, provocando chuva mais homogênea. Mas, mesmo lá, a sensação deve ser de abafamento durante todo o dia — explica o meteorologista Caio Guerra, da Somar.
Previsão de 40ºC na sexta-feira
A terça-feira também foi quente no Rio Grande do Sul. Em Porto Alegre, o dia amanheceu com 26°C, temperatura registrada às 6h e considerada alta para o horário mesmo no verão.
— Foi uma manhã bastante quente em Porto Alegre. A temperatura mínima média para essa época do ano é de 20°C na Capital — afirma Guerra. A mínima prevista para a quarta-feira também é de 26°C em Porto Alegre.
A tendência para os próximos dias é de mais calor. Na sexta-feira, os termômetros podem atingir 40°C em Campo Bom, no Vale do Sinos. Segundo a Somar, o calor só deve diminuir no fim de semana.
Confira como fica o tempo em algumas cidades:
Capital: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 26°C e máxima de 38°C
Pelotas: tempo instável, com chuva isolada. Mínima de 26°C e máxima de 36°C
Caxias do Sul: tempo aberto e com poucas nuvens. Mínima de 23°C e máxima de 32°C
Santa Maria: tempo aberto e com poucas nuvens. Mínima de 25°C e máxima de 36°C
Santa Rosa: tempo aberto e com poucas nuvens. Mínima de 23°C e máxima de 36°C
Erechim: tempo aberto e com poucas nuvens. Mínima de 21°C e máxima de 31°C
Uruguaiana: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 26°C e máxima de 35°C
Torres: tempo instável, com chuva isolada. Mínima de 27°C e máxima de 32°C
Tramandaí: tempo instável, com chuva isolada. Mínima de 27°C e máxima de 32°C
Capão da Canoa: tempo instável, com chuvas isoladas. Mínima de 27°C e máxima de 33°C
Xangri-Lá: tempo instável, com chuva isolada. Mínima de 27°C e máxima de 33°C
Rio Grande: tempo instável, com chuva isolada. Mínima de 27°C e máxima de 36°C
Mostardas: tempo instável, com chuva isolada. Mínima de 27°C e máxima de 33°C
Passo Fundo: tempo aberto e com poucas nuvens. Mínima de 22°C e máxima de 29°C
Bagé: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 24°C e máxima de 35°C