À 0h deste sábado (15), motoristas que circulam pela freeway deixaram de pagar pedágio na praça do km 77, em Gravataí. Demanda antiga de moradores da cidade e da vizinha Cachoeirinha, a cobrança agora ocorre na nova praça, localizada no km 60, próximo ao limite com Glorinha. Veja imagens abaixo:
Até as 11h, 7,4 mil veículos já haviam passado pelo novo ponto de cobrança. Segundo a CCR ViaSul, a operação está correndo bem e nenhum transtorno foi registrado durante a manhã.
A reportagem de GaúchaZH esteve no local e encontrou um esquema organizado de cobrança, sem pontos que possam causar confusão.
O valor cobrado é R$ 4,60, o mesmo da praça antiga. Com a mudança do local do pedágio, a estimativa é de que a arrecadação da CCR diminua em cerca de 20%, já que moradores da Região Metropolitana precisavam pagar deslocamentos diários para Porto Alegre.
A nova praça tem 12 cabines por sentido, sendo oito bidirecionais, três mistas (manual e automática) e uma automática. Conforme a necessidade, a passagem pode ser invertida, como nos fins de semana de verão.
Na praça antiga, há sinalização para avisar os motoristas de que não há mais cobrança. Uma placa luminosa indica a nova realidade: "Passagem livre". A mesma mensagem aparece em placas colocadas em todas as pistas.
A velocidade máxima ao passar pelo local é de 40 km/h, mas a reportagem de GaúchaZH identificou veículos trafegando em velocidade muito superior na manhã deste sábado. Outros motoristas passavam lentamente, sem certeza sobre qual era a situação.
Este sábado também marca a mudança da operação em Santo Antônio da Patrulha. A praça passou a ter cobrança nos dois sentidos, também no valor de R$ 4,60. Antes, eram cobrados R$ 9,20 somente no sentido Capital-Litoral.
Os restaurantes que funcionavam nos dois lados da rodovia, locais com movimento acentuado nos fins de semana e feriados, foram removidos, e a construção, demolida.
A capacidade de atendimento do pedágio foi ampliada em 50%, passando de 16 para 24 cancelas. Uma via nova foi construída na faixa da direita, no sentido Litoral-Capital, para acesso às cabines automáticas. No sentido oposto, também há novos pontos de cobrança automatizada, estrutura construída alguns metros antes do pedágio principal.