Que atire a primeira pedra quem nunca fez um egosearch. O termo em inglês se refere ao ato de pesquisar o seu próprio nome nas redes sociais e/ou ferramentas de busca da internet, incluindo o Google, para ver o que se encontra. Entretanto, nem sempre os resultados são como o esperado: dados sensíveis, como CPF, informações bancárias, endereço e telefone podem constar entre as páginas decorrentes da pesquisa.
Para isso, o Google lançou, na última semana, um recurso que possibilita a remoção de dados pessoais dos resultados da busca. Quem deseja remover alguma informação precisa solicitar ao Google, por meio deste formulário.
Entretanto, a gigante da tecnologia alerta que, mesmo se o conteúdo da pesquisa for removido, ele ainda poderá existir na web. Isso significa que alguém ainda pode encontrar o conteúdo se buscar por ele diretamente no site em que ele é hospedado, em mídias sociais, em outros mecanismos de pesquisa ou de outras formas. Nesses casos, o Google recomenda entrar em contato com o webmaster do site para solicitar a remoção (veja aqui como fazer isso).
A retirada das informações não é imediata e depende da análise do Google. Entre os critérios do buscador, está o fato se excluir o dado não afeta algum conteúdo útil, como um artigo ou notícia. Da mesma forma, se a informação pertencer a algum site de registro público ou de governo, eles não podem interferir.
Veja como solicitar a remoção
- Acesse o formulário disponibilizado pelo Google neste link;
- Na pergunta "O que você deseja fazer?", selecione a opção "Remover informações encontradas na Pesquisa Google";
- No terceiro item, "As informações que desejo que sejam removidas são", informe que deseja remover informações que estão "Nos resultados de pesquisa do Google e em um website";
- Informe se você já entrou em contato com o proprietário do site – caso isso tenha sido feito sem sucesso ou o usuário prefira não falar com o site, o Google dará continuidade ao formulário;
- Em seguida, clique em "Informações pessoais, como números de identificação e documentos particulares".
- O Google, então, apresentará as possibilidades de dados que podem ser retirados, como conta bancária, número de identificação, assinatura, credenciais de login, documento médico etc.
A partir da opção escolhida, um novo fomulário aparecerá, onde deve-se indicar os links onde constam essas informações, além de informações como nome, e-mail para contato, país de residência. Neste espaço, o usuário precisa informar com mais detalhes o que o deseja excluir (termos de pesquisa, prints, etc.)