Ciência e Tecnologia

Internet

Sites de veículos de comunicação, de aplicativos e de governos ficam fora do ar

Usuários que tentam acessar as páginas visualizam uma mensagem de erro

GZH

Com informações da AFP


Diversos sites de veículos de comunicação como The Guardian, Financial Times e CNN saíram do ar na manhã desta terça-feira (8). Outras plataformas e sites importantes, tais como Pinterest, HBO Max, Hulu, Reddit, Amazon, Spotify e ferramentas do Google, como o Google Classroom e Google Cloud também apresentaram indisponibilidade. O site do governo do Reino Unido — www.gov.uk — que engloba os diferentes ministérios do governo britânico e permite realizar procedimentos oficiais, apresentava mensagem de erro "Erro 503 Serviço indisponível". Ao tentar consultar a página da Casa Branca aparecia uma mensagem com a informação de que o portal "não estava funcionando". A interrupção afetou dezenas de países nas Américas, Europa e Ásia, bem como na África do Sul.

Segundo a CNN, o problema parecia estar relacionado a uma interrupção no Fastly (FSLY), um provedor de serviços em nuvem. A empresa disse em que, após identificar o problema fez a correção e restabeleceu o serviço, com os sites voltando a funcionar de forma gradativa. Ainda de acordo com a CNN, o provedor Fastly ajuda a melhorar o tempo de carregamento de sites e fornece outros serviços para sites, aplicativos e plataformas da internet - incluindo uma grande rede de servidores global. O mesmo ponto de vista tem o especialista em crimes cibernéticos e presidente do Instituto de Defesa do Cidadão na Internet, José Milagre. José explica que este tipo de provedor CDN - servidor de distribuição de conteúdo - É  utilizado para monitorar o tráfego na internet e que quando ocorre uma falha, a maioria dos serviços ficam fora.

O The Guardian postou no Twitter que o site e o aplicativo do jornal estão sendo afetados por uma grande interrupção da internet.


GZH faz parte do The Trust Project
Saiba Mais
RBS BRAND STUDIO

Perimetral

04:00 - 05:00