
Policiais civis do Departamento Estadual de Investigações do Narcotráfico (Denarc) desativaram uma central de produção clandestina da droga conhecida como "Special K" ou "Calvin Klein", mistura de cocaína e ketamina que causa alucinações e dormência. A ketamina é um analgésico utilizado em cavalos.
Leia mais
Agente da EPTC é hospitalizado após sofrer agressão de motociclista
Às vésperas do veraneio, violência explode no Litoral Norte
Ônibus-cela da Susepe tem cinco presos no terceiro dia de operação
A ação ocorreu após mais de quatro horas de campanas e acompanhamento das pessoas investigadas no bairro Tarumã, em Viamão. Dois homens de 24 anos, sem passagens pela polícia, foram presos em flagrante e encaminhados ao sistema prisional. A investigação durou 30 dias.
O delegado Maurício Barison, titular da 4ª Delegacia de Investigação do Narcotráfico (DIN) e coordenador da ação, esclareceu que os policiais surpreenderam os criminosos no momento em que preparam a substância. Segundo ele, os dois homens estavam realizando o "processo de secagem da ketamina, substância analgésica que, depois da transformação, é misturada com cocaína e inserida em cápsulas para ser comercializada como a droga Special K".
– Eles compravam a ketamina líquida e esquentavam para o líquido evaporar. A substância em pó que ficava era misturada na cocaína e depois ingerida.
Foram apreendidos 17 frascos de ketamina líquida, cinco gramas de cocaína, cápsulas gelatinosas para inserir medicamentos (ou, neste caso, a droga produzida) e mais de R$ 1,1 mil em dinheiro.
O diretor de investigações do Denarc, delegado Mario Souza, reforçou a importância da desativação do laboratório artesanal de drogas, reafirmando o compromisso do departamento em manter ações que desorganizem a cadeia de produção de drogas no Estado.
– Os suspeitos tinham uma capacidade considerável de produção da droga a cada semana. Essa substância vem sendo vendida há algum tempo. É muito usada em raves e festas eletrônica – esclareceu.