O South Summit foi encerrado, na tarde desta sexta-feira (22), já sob contagem regressiva para a próxima edição. Organizadores, empresários e gestores públicos comemoraram o fato de o evento mostrar avanços ante 2023 e marcar cada vez mais presença dentro do ecossistema global de inovação. Na edição atual, 23,5 mil pessoas de pelo menos 55 países marcaram presença no espaço localizado no Cais Mauá, em Porto Alegre, segundo a organização.
O presidente do South Summit Brasil, José Renato Hopf, afirmou que a atual edição do evento reforçou o ecossistema de inovação e o papel global do South Summit Brasil. O executivo também destacou a participação dos parceiros de diversas áreas que trabalharam juntos para avanço em ações sociais, culturais, gastronômicas e de entretenimento, trazendo melhorias para o complexo nesse ano:
— Nesta edição, definitivamente nos consolidamos como um evento global de grande dimensão, mas sempre buscando uma melhor experiência para todos.
María Benjumea, fundadora do South Summit, destacou a trajetória do evento ao longo dos últimos anos na Capital, com avanços em cada edição após o “sonho iniciado em 2022”. Ela reforçou o sucesso da atual edição e mostrou estar ansiosa pelo próximo ano:
— Hoje é nosso último dia, mas já começamos a construir o South Summit 2025. Esse é o último dia de um South Summit absolutamente maravilhoso.
Já o prefeito Sebastião Melo afirmou que o South Summit Brazil ganha ainda mais destaque como ponto de união definitivo para mentes inovadoras e para a cultura no do Rio Grande do Sul e do Brasil. Melo disse que o evento une diversos setores e classes sociais. O evento também ajuda as cidades a avançar em serviços públicos, como prevenção de mudanças climáticas, o levantar temas e soluções nesse sentido, segundo o prefeito:
— O Brasil tem hoje 86% dos brasileiros e brasileiras vivendo dentro das cidades. E as cidades precisam se adaptar para essa questão climática. Seja na prevenção ou na recuperação.
Encerrando os pronunciamentos, o governador Eduardo Leite afirmou que ninguém sai do South Summit do mesmo jeito que entrou. Sai melhor diante de tudo que é discutido e apresentado no evento, segundo o governador.
— Todas as interações que aqui aconteceram certamente tocaram alma, coração, e mentes de cada um. Nós saímos juntos e melhores. Três dias tão intensos que mexem com o nosso espírito. É oportunidade para que o próprio Rio Grande do Sul tenha uma nova percepção sobre si mesmo. Não mais das crises, das dificuldades, dos problemas, dos obstáculos. Mas sim das potencialidades que nós temos.
No fim de sua fala, Leite adiantou que a próxima edição do evento ocorrerá em Porto Alegre do dia 9 a 11 de abril de 2025.