Um jacaré foi resgatado por agentes da patrulha ambiental da Guarda Municipal de Gravataí próximo a casas da localidade conhecida como Savana, no bairro Parque dos Anjos, na segunda-feira (23). O animal, um macho, tem 2,43 metros de comprimento e pesa 38 quilos.
O jacaré foi percebido inicialmente por moradores de uma área invadida. Eles disseram ter visto o animal parado nas margens de um banhado na tarde de domingo (22). A Guarda Municipal foi avisada e esteve no local no dia seguinte. Quatro agentes usaram um bastão com uma corda metálica acoplada na ponta para imobilizá-lo sem que causasse ferimentos.
Conforme o comandante da Guarda Municipal em Gravataí, Rogério de Souza Luiz, o animal foi pesado e levado em uma caminhonete até o Rio Gravataí, em uma área de proteção ambiental da localidade de Banhado Grande, onde foi solto. A hipótese do guarda é de que o animal surgiu no banhado após sucessivos dias de chuva que atingiram a cidade. Com isso, o Rio Gravataí teria alagado a área do banhado, fazendo com que o animal fosse para o local. Após alguns dias sem chuva torrencial, o animal acabou sendo visto.
Ao analisar as imagens, Renan Stadler, veterinário responsável técnico do GramadoZoo, confirma que se trata de um jacaré-do-papo-amarelo, a espécie de jacarés mais comum no Rio Grande do Sul, segundo o especialista. Ele justifica que o nome se dá em razão da cor do ventre, especialmente em época de reprodução. O animal pode atingir 2,5 metros, e o encontrado em Gravataí já está em idade adulta.
Stadler relata que o GramadoZoo tem dois da espécie, que foram resgatados do tráfico de animais. Ele afirma que o animal só ataca quando se sente ameaçado.
— A gente não faz parte do cardápio deles, e a tendência é que eles vão querer fugir. Mas se sentirem ameaçados, vão se defender.
Esse é o maior jacaré resgatado pela Guarda Municipal na cidade em seis anos. Em 2012, um animal semelhante, mas com aproximadamente 1,5 metro, foi encontrado em uma área residencial na parada 70. No final de 2017, outro foi encontrado no mesmo banhado onde o desta segunda-feira foi localizado. O animal tinha pouco menos de dois metros.
Segundo Luiz, uma força-tarefa da Guarda Municipal com o Ministério Público no ano passado descobriu a caça predatória de jacarés do papo-amarelo na cidade, na mesma área de proteção ambiental onde o último animal foi solto. Ele garante que há patrulhas com frequência passando pelas proximidades do rio para evitar novos episódios.