Localizada no centro de São Leopoldo, uma imagem da padroeira do município amanheceu diferente nesta terça-feira (12): a estátua de Nossa Senhora da Conceição foi vestida com capa e máscara pretas, no que pode ser uma referência ao Batman. Mas as pessoas que passaram pela manifestação no começo desta manhã não gostaram nada da história. Conforme o titular da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Pedro Vasconcellos, a ação indignou os moradores.
— Isso não tem nada a ver com a questão religiosa. No dia 8 de dezembro, temos feriado municipal aqui, é o dia dela. Então, muitas pessoas, de várias religiões, como umbanda e candomblé, fazem oferendas. É tradicional aqui. Isso (colocar capa e máscara) foi um ato de vandalismo. Talvez uma brincadeira de mau gosto. Muita gente ficou revoltada, mas sem entender direito — explicou ele.
Conforme o secretário, há a hipótese de intolerância religiosa. Umbandistas devem realizar um ato ainda hoje, em repúdio à ação. As peças pretas foram retiradas ainda nesta manhã. As imagens de câmeras de segurança da praça foram solicitadas para tentar identificar os envolvidos.Colocada no local na década de 1940, a santa é vestida com uma pequena capa amarela. Ela fica na Praça do Imigrante, no centro da cidade, que está em processo de tombamento pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
Manifestação
O município já havia passado por outra manifestação. Fixado em frente ao prédio da antiga prefeitura, o busto de Jacobina, uma líder religiosa e camponesa local, foi queimado e vestido com uma camisa de presidiário no final do ano passado.Segundo o secretário, a figura, que já foi recuperada, tem uma aceitação controversa: muitas pessoas a tinham como bruxa, fama que se perpetua em alguns moradores até hoje. Vasconcellos conta que ela foi assassinada, assim como seus seguidores na década de 1870.