
Com previsão de entrega em julho de 2017, o Largo dos Açorianos está passando por escavações na área onde havia o lago da Ponte de Pedra. Ali será instalado um espelho d'água, que terá o fundo em concreto.
A Secretaria de Meio Ambiente, responsável por praças e parques, esclarece que há necessidade da utilização deste material em razão do rebaixamento do lago no lado da Ponte de Pedra, que visa preservar a alvenaria e recuperar a originalidade do monumento.
Leia mais:
Restauro da Ponte de Pedra levanta polêmica nas redes sociais
De "supertetas" a zebra sem rabo: pedestres interpretam esculturas de POA
Dois espelhos d'água em níveis distintos serão interligados por uma queda que fará, junto com os aspersores (bico de fonte tipo gêiser), a movimentação da água. O circuito fechado entre os dois espelhos será ativado por bombas hidráulicas.
Após as intervenções no lago, serão iniciadas as obras de reurbanização no entorno do Largo dos Açorianos, que terá novos passeios e esplanadas em concreto, sinalização podo-tátil no piso, bancos de concreto, arquibancadas na área da Ponte, canteiros gramados e iluminação geral e baixa em LED.
A revitalização da área chegou a ser prometida para este ano. A proposta foi lançada pela prefeitura em outubro do ano passado, e um primeiro projeto chegou a ser iniciado em fevereiro de 2015 para a limpeza do espaço. No entanto, foi suspenso para reavaliação logo depois da retirada do lodo, em função da complexidade da obra, de acordo com a prefeitura.
Os restauros da ponte foram entregues em setembro deste ano, com dois meses de atraso. A Secretaria Municipal da Cultura aponta as chuvas como motivo da demora, lembrando também que ela precisou ser repintada porque foi pichada em agosto. O Monumento dos Açorianos também foi restaurado neste ano.
O que vai ser feito na reurbanização do Largo
- No lado da Ponte de Pedra, o nível do lago será rebaixado, com o objetivo de resgatar a originalidade do monumento, deixando aparentes os pilares de pedra. Já no lado do viaduto, o atual nível do lago será mantido, em razão das redes de infraestrutura existentes no local, de acordo com informações da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Smam).
- Os dois espelhos d'água em níveis distintos serão interligados por uma queda d'água (fonte), que fará, juntamente com os aspersores (bicos de fonte tipo gêiser), a movimentação da água, por meio do uso de bombas hidráulicas.
- O largo deve receber passeios e esplanadas, espaços sinalizados com piso podo-tátil e bancos. O espelho d'água do lado da Ponte de Pedra será circundado por escadarias de concreto, com arquibancadas para o lazer contemplativo do monumento.





