
Em entrevista à revista Piauí, o senador cassadoDelcídio Amaral fez críticas à atuação de Dilma Rousseff antes de ser afastada da Presidência. Em vídeo divulgado nesta segunda-feira, que foi gravado no final de maio, Delcídio poupa o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
– Ela (Dilma) jogou fora um projeto. Ela jogou fora um partido. Ela pôs a perder tudo. Acho que o presidente Lula, com as qualidades e defeitos que todos nós temos, ele não merecia isso – afirmou o ex-senador.
Delcídio afirma que Dilma não seguiu seus conselhos:
– Ela não fazia política. Eu dizia: "Chama o pessoal. Diz que tem limitação de tempo, bate um papo". O Lula fazia isso.
Leia mais:
"Renan, o senhor dos anéis, deve cair", reage Delcídio Amaral
Em nova gravação, Renan orienta defesa de Delcídio Amaral
"Alertei várias vezes Dilma e Lula", diz Delcídio sobre Lava-Jato
Na casa de seu irmão, em São Paulo, após a cassação do mandato, o ex-senador petista falou sobre sua prisão – ele foi detido em novembro de 2015, depois de ter sido gravado discutindo alternativas de fuga para Nestor Cerveró, réu na Operação Lava-Jato. No total, ficou 87 dias na cadeia, até que resolveu contar à Justiça o que sabia.
Delcídio ainda disse que sua delação premiada "foi absolutamente verdadeira" e que, por isso, não o preocupa que ela seja cancelada pela Justiça.
– Se você não mente, não há por que se preocupar – afirmou.
O senador cassado ainda contou que ficou sabendo que Lula o havia chamado de "imbecil" no dia em que foi preso pela Polícia Federal.
– Não me surpreendeu, porque eu já vi tantas pessoas que ajudaram tanto o PT e o presidente Lula ficarem pelo meio do caminho, que eu não seria diferente. Então, eu fui abandonado às feras – disse Delcídio, dando como exemplo José Dirceu, João Vaccari e Delúbio Soares. – Eu era mais um.