Faltando quatro meses para o primeiro turno das eleições gerais de 2022, o cenário político de Caxias do Sul começa a ficar mais estável em relação às candidaturas para a Câmara Federal e Assembleia gaúcha. Entre os vereadores caxienses, já são sete nomes confirmados para as eleições e quatro ainda aguardam definições dos partidos. Um oitavo nome, para disputar uma vaga à Câmara, deve ser apresentado pelo PSDB. Os outros 12 parlamentares não pretendem concorrer aos cargos eletivos neste ano. A Casa está bem dividida.
Para a Câmara Federal os nomes já confirmados como pré-candidatos são os da vereadora Denise Pessôa (PT), presidente do Legislativo em 2022, e dos vereadores Maurício Marcon (Podemos), Velocino Uez (PTB) e Wagner Petrini (PSB). Entre as quatro maiores bancadas da Casa — PT, PTB, PSB e PSDB — apenas os tucanos ainda não decidiram qual será o nome que representará o partido na disputa pela Câmara Federal.
A indecisão do PSDB paira sobre duas alternativas: Marisol Santos, vice-líder do Governo Adiló na Casa em 2022, e Olmir Cadore, líder do Governo Adiló na Casa em 2021. Cadore estava posto como possível candidato à Assembleia, porém, depois da transferência do deputado estadual Neri, O Carteiro do Solidariedade para o PSDB, o nome dele, assim como o da vereadora Tatiane Frizzo (PSDB), declinaram. Neri vai à reeleição.
Outro candidato à Câmara é Maurício Marcon, hoje no Podemos. É uma candidatura recente, visto que, até agosto do ano passado, antes da sua expulsão do Novo, Marcon não poderia concorrer em 2022 por estatuto da sigla. Por determinação do partido, os parlamentares eleitos só poderão concorrer a outro cargo eletivo pelo Novo durante o cumprimento do segundo mandato consecutivo, sem prejuízo de seu atual mandato. Maurício Scalco (Novo), por exemplo, não pode concorrer neste ano por estar no seu primeiro mandato.
A reportagem fez um levantamento dos vereadores com nomes já confirmados na pré-candidatura, os que ainda aguardam definição dos partidos e os que não pretendem concorrer.
PRÉ-CANDIDATOS CONFIRMADOS
Adriano Bressan (PTB) — deputado estadual
Alexandre Bortoluz (PP) — deputado estadual
Denise Pessôa (PT) — deputada federal
Mauricio Marcon (Podemos) — deputado federal
Sandro Fantinel (Patriota) — deputado estadual
Velocino Uez (PTB) — deputado federal
Wagner Petrini (PSB) — deputado federal
AGUARDAM DEFINIÇÃO DO PARTIDO
Felipe Gremelmaier (MDB) — Segue com a pré-candidatura a deputado federal até que as situações internas do partido sejam definidas. Se o ex-governador Germano Rigotto concorrer à Câmara Federal, Felipe já disse que abre mão de concorrer.
Marisol Santos (PSDB) — Se concorrer, será para deputada federal.
Olmir Cadore (PSDB) — "Eu coloquei o meu nome à disposição do partido e pretendo concorrer. Eu sou pré-candidato a deputado federal, mas ainda aguardo definições do PSDB".
Zé Dambrós (PSB) — Em princípio, não será candidato, mas a assessoria do partido afirma que "até 5 de agosto existe margem para discussão".
* O presidente do PSDB caxiense, Ozório Rocha, disse que a executiva municipal deve se reunir esta semana para definir quem concorre à Câmara Federal.
NÃO CONCORREM
Clóvis Xuxa (PTB) / Elisandro Fiuza (Republicanos) / Gilfredo De Camillis (PSB) / Gladis Frizzo (MDB) / Juliano Valim (PSD) / Lucas Caregnato (PT) / Mauricio Scalco (Novo) / Rafael Bueno (PDT) / Renato Oliveira (PCdoB) / Ricardo Daneluz (PDT) / Rose Frigeri (PT) / Tatiane Frizzo (PSDB)