
Os serviços online da prefeitura de Caxias do Sul voltaram a funcionar, informou em nota a Secretaria Municipal de Recursos Humanos e Logística (SMRHL) na manhã desta quarta-feira (20). Desde às 11h50min de segunda-feira (18) os atendimentos foram interrompidos após uma queda de energia elétrica que danificou o data center (centro de processamento de dados) do Executivo.
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Segundo nota da prefeitura, "técnicos atuaram na reinicialização dos softwares, processo que encerrou ao longo da noite (de terça-feira)". O comunicado informa que todos os sistemas estão disponíveis, no entanto, alerta que podem ocorrer "momentos de instabilidade".
O defeito no data center atingiu todos os serviços de dependem da internet, como as áreas das finanças, da saúde, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Zona Norte, as UBSs e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Na segurança, a Guarda Municipal também enfrentou problemas.
Na página da prefeitura no Facebook, a principal reclamação dos contribuintes foi com a impossibilidade de emitir nota fiscal e com a falta de informação sobre o retorno do funcionamento dos serviços.
Transtornos
A prefeitura avisa que "prazos para pagamentos, solicitações ou outros que tenham sido comprometidos pela falta de sistema serão restabelecidos e comunicados aos interessados pelas secretarias responsáveis".
O Executivo também informou que providencia um decreto para prorrogar o vencimento do ISSQN das pessoas jurídicas, referente a outubro de 2019, para de 22/11/2019. Dessa forma, contribuintes que não conseguiram emitir as guias no dia 18/11 poderão terão esse novo prazo.
Já com relação às notas fiscais de serviços eletrônicas (NFS-e) que não puderam ser emitidas ou transmitidas nos dois dias (18 e 19), o sistema da NFS-e possibilita a emissão online, ou transmissão de lotes, com data retroativa aos dias 18 e 19/11.
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