A prefeitura de Bento Gonçalves vai promover uma mudança na estrutura administrativa. A Secretaria Municipal de Habitação e Assistência Social e a de Juventude, Esportes e Lazer serão extintas. Os serviços abrangidos passarão para a aba da Secretaria de Esportes e Desenvolvimento Social, que será criada.
O projeto de lei que permite a alteração foi aprovado na Câmara de Vereadores nesta segunda-feira (8). Para que entre em vigor, a lei depende apenas da sanção do prefeito Guilherme Pasin (PP). A mudança formaliza um processo de integração que começou no início deste ano. O secretário Eduardo Virissimo responde pelas duas pastas desde janeiro.
Segundo ele, a unificação das secretarias está baseada em dois motivos. Um é o fato de serviços da área de Esporte e de Assistência Social terem demandas e soluções parecidas, como oferta de contraturno escolar para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. O outro é a economia de recursos.
De acordo com o secretário, estudo da administração municipal aponta que a mudança permitirá a economia de R$ 570 mil no ano. Este valor abrange o salário e benefícios de um secretário, além de recursos que seriam necessários para contratar novos servidores.
Conforme o Virissimo, novos serviços, como a Casa de Passagem, oficinas, programa voltado à saúde dos idosos, foram abertos e demandariam novas contratações. Com a unificação, houve remanejamento para que a oferta ocorresse, sem ampliação do quadro funcional.
Em termos de Cargos em Comissão, será um a menos. Enquanto seis serão extintos, cinco serão criados.
