
Até o final da manhã desta quarta-feira, Caxias do Sul estava fora do Mapa Turístico Brasileiro. A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo do Estado, a Sedetur, não validou a integração do município à Região das Hortênsias, como pretendia a administração municipal. A justificativa foi a determinação liminar do juiz João Pedro Cavalli Júnior, da 2ª Vara Cível Especializada em Fazenda Pública de Caxias do Sul, que chegou até a Sedetur. Por meio dela, o juiz proíbe que o município, antes de outorga legislativa, altere a região turística da Uva e do Vinho e ingresse na Região das Hortênsias. O prazo para a entrega de informações e documentação pelo município encerrava-se à meia-noite desta terça-feira.
Leia mais
Caxias do Sul pode ficar sem região turística
Liminar impede mudança de Caxias para a Região das Hortênsias
Prefeitura de Gramado não apoia entrada de Caxias do Sul na Região das Hortênsias
— Com a orientação jurídica da PGE (a Procuradoria Geral do Estado), não colocamos Caxias nem para uma região, nem para a outra. É uma questão legal — destaca Alexandre Romano, diretor de Turismo da Sedetur.
— Orientei o município a não dar continuidade a alguma mudança que fira a liminar. Assim, a omissão do município vai acabar retirando por dois anos de uma região e de outra, sem acesso a financiamento a verba de turismo — diz Rodinei Candeia, agente setorial da PGE na Sedetur.