
Os ônibus que ligam municípios da Região Metropolitana da Serra Gaúcha terão a passagem reajustada em 4,1% a partir do dia 1º de outubro. O aumento foi autorizado nesta terça-feira (8) pela Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Rio Grande do Sul (Agergs).
A correção tarifária definida para 2020 ficou em 3,1%, mas o Conselho Superior da agência decidiu acrescentar mais 1% devido à chamada defasagem temporal. Isso porque as novas tarifas deveriam ter entrado em vigor no dia 1º de junho, mas a análise foi adiada devido à pandemia. Inicialmente, a postergação era de 90 dias, com os novos valores entrando em vigor no dia 1º de setembro. Contudo, houve um novo adiamento de 30 dias, que não foi considerado no cálculo de defasagem temporal. Dessa forma, a porcentagem adicional é referente ao período de junho a setembro.
Conforme o diretor da empresa Expresso Caxiense, Nelson Ribeiro, o setor tem sofrido com a queda na demanda desde o início da pandemia. A ocupação dos assentos nos corredores dos ônibus é permitida somente para familiares de passageiros que estão na janela. Essa limitação reduz a capacidade do ônibus a, no máximo, 75% do total, reduzindo a rentabilidade. O percentual é o mínimo necessário para uma viagem ser rentável, mas sempre é atingido.
— Se estivéssemos em situação diferente não seria nem o momento de falar de aumento, porque não tem clima para isso. Mas a realidade nos obriga — pondera.
O setor teve uma perda de 70% a 75% no número de passageiros transportados. E o principal motivo, na avaliação de Ribeiro, é o medo do público de se contaminar dentro dos veículos. Ele ressalta, contudo, que o transporte é seguro e os ônibus passam por higienização frequente.
Promoções estão autorizadas
Apesar do aumento nas tarifas, a Agergs também decidiu que as empresas que operam as linhas poderão oferecer tabelas tarifárias promocionais a partir de outubro. Os descontos serão praticados de acordo com as possibilidades de cada empresa.
Conforme o diretor de tarifas da Agergs, Carlos Alvim, essa é a primeira vez que promoções são autorizadas, mas as empresas não são obrigadas a aderir.
— Elas ficam liberadas a tratar junto à Metroplan (órgão fiscalizador). Se uma empresa entender que não é o momento de reajustar e quiser dar um mês de desconto, por exemplo, ela pode.
A julgar pelas dificuldades financeiras do setor, contudo, o passageiro terá que pagar o valor reajustado.
— Se eu estou ofertando 100% dos assentos e consigo ocupar 70% eu posso dar descontos nos demais, mas com metade do ônibus não tem como — justifica Nelson Ribeiro.
Região Metropolitana
Os municípios que integram a Região Metropolitana da Serra Gaúcha são Antônio Prado, Bento Gonçalves, Carlos Barbosa, Caxias do Sul, Farroupilha, Flores da Cunha, Garibaldi, Ipê, Monte Belo do Sul, Nova Pádua, Pinto Bandeira, São Marcos, Santa Teresa, Nova Roma do Sul.