
Cerca de 4,5 mil eleitores devem ser convocados para trabalhar nas eleições de 2018 em Caxias do Sul. O número é 6% maior que o registrado na eleição de 2016, quando 4,2 mil eleitores foram convocados. Também é 11% maior que as últimas eleições gerais, em 2014. As convocações começaram em 9 de julho e são feitas por meio de cartas ou e-mail pessoal.
Leia mais:
Partidos têm até 5 de agosto para oficializar candidaturas
Após quase um ano, representações na Comissão de Ética da Câmara de Caxias devem ter desfecho
O Chefe da 16ª Zona Eleitoral de Caxias do Sul, Marcelo Reginato, explica que esse aumento é natural e está atrelado ao crescimento da população do município. Crescimento que gera a demanda por novas seções eleitorais e, consequentemente, mais trabalhadores convocados nas eleições.
Em 2018, Caxias do Sul vai contar com 1.088 seções eleitorais, 75 a mais do que em 2016; e 147 a mais que em 2014, quando o município contava com 941 seções.
Os convocados ocuparão os cargos de mesários, presidentes de seção, administradores de prédio e auxiliar de serviços eleitorais no primeiro e segundo turno, caso necessário.
Se não puder comparecer no dia da eleição, o convocado tem até cinco dias após receber a convocação para pedir dispensa da função. Os trabalhadores recebem vale-refeição de R$ 35 por dia e, a cada dia trabalhado, tem direito a dois dias de folga, contando também os dias de treinamento.


