A reformulação do trevo de acesso ao bairro Santa Fé, que fica próximo ao posto São Luiz, na Rota do Sol (RSC-453), não tem previsão para sair do papel. Desde 2014, quando a prefeitura de Caxias começou a pensar nas melhorias, houve ao menos três prazos para o início das obras: dezembro de 2015 e março e novembro de 2016. Porém, até agora, nenhuma máquina começou a trabalhar no trecho, que é considerado ponto frequente de acidentes graves, como o que tirou a vida de Giovane da Silva Gonçalves, 10 anos, na manhã desta quinta-feira.
Leia mais:
Criança morre atropelada na Rota do Sol, em Caxias do Sul
"A gente só ouviu a batida", conta irmão de criança morta em atropelamento na Rota do Sol
Saiba como vai ficar o acesso ao Santa Fé, em Caxias, após obra na Rota do Sol
Embora seja uma rodovia estadual, as mudanças que devem facilitar o trânsito e garantir mais segurança aos pedestres devem ser realizadas pelo município por meio de convênio com o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer). Inclusive, em março do ano passado, o Daer já autorizou a prefeitura a intervir no local e iniciar o processo de reformulação. Mas o andamento parou logo após as eleições municipais. De acordo com o secretário de Trânsito, Transportes e Mobilidade, Cristiano Abreu Soares, o novo adiamento se deve, principalmente, à burocracia enfrentada para regularizar o projeto, feito pela antiga gestão da secretaria.
– Quando assumi a pasta, nenhum técnico tinha total conhecimento do projeto, pois ele era tratado diretamente pelo antigo secretário (Manoel Marrachinho). Então, tivemos que estudar toda a reformulação proposta e encaminhar o documento para a Superintendência de Estudos e Projetos (SEP) do Daer. Quando o projeto voltou, a SEP havia solicitado diversas melhorias como, por exemplo, a iluminação – justifica ele.
Após incluir as modificações, agora, a prefeitura enfrenta outro impasse: o contrato com a empresa responsável por realizar a obra, a Codeca, venceu.
– Infelizmente, não temos como dar um prazo. A realização da obra depende do final de todo esse processo de adequação do projeto e do contrato com a empresa que trabalhará no local. Temos total interesse em fazer com que a obra saia do papel, já que nosso principal objetivo é garantir a segurança das pessoas – afirma o secretário.
O projeto prevê a construção de uma rotatória fechada, onde os motoristas vão precisar contornar o canteiro central para seguir em qualquer direção. A alteração foi apontada como uma solução para os constantes acidentes e dificuldades de acesso à Zona Norte. A obra está orçada em R$2,6 milhões (custeados pelo Estado) e deve abranger 600 metros da rodovia.