
No térreo do Centro de Eventos, os visitantes da 33ª Festa da Uva, em Caxias do Sul, podem enxergar o futuro. Desde o início da programação, o espaço tem proporcionado experiências de contato com novas tecnologias, além de encontros e debates que projetam os cenários previstos para diferentes setores que fazem ou virão a fazer parte do desenvolvimento de Caxias, da Serra, do Brasil e do mundo.
Neste sábado (5) de intenso fluxo de visitantes nos Pavilhões, a impressora 3D da Copihel, gráfica caxiense com 50 anos de atuação e que, há um ano, também atua neste mercado, chamou a atenção. A atração ocorre em parceria com a Conexo, unidade das Empresas Randon focada em inovação aberta, com impressões sendo realizadas no espaço Coworking até este domingo (6), no horário da Festa - das 10h às 22h.
— Assim como o objetivo do Solo de Inovação é democratizar, simplificar, trazendo a inovação pro dia a dia das pessoas, resolvemos mostrar aqui o exemplo da impressora 3D, em que as pessoas podem resolver talvez o problema de uma peça de um móvel de casa que quebrou, ou fazer um brinde, um presente... é possível tornar real algo que você pensou. A gente traz uma cultura maker que significa você mesmo resolver problemas, tendo visão mais sustentável e criativa pra resolver vários setores da vida — afirmou Léo Vitor Redondo, head da Conexo.
No final dessa manhã, a impressora imprimia uma peça em plástico para ser usada nela mesma. Com ela, a gráfica produz, principalmente protótipos e objetos para brindes, impressos com materiais como plástico e borracha. Alguns materiais já impressos também podem ser conferidos no local.
A impressão chamou a atenção do mecânico José Carlos Araújo, 43 anos, morador de Serafina Corrêa que visitava os Pavilhões.
— Eu já tinha visto na televisão, nunca assim de perto. É bem curioso ver a perfeição da peça que resulta. Fiquei pensando que esses dias precisei consertar uma peça que quebrou e poderia substituir apenas a parte que faltava, com uma impressão, sem precisar trocar ela toda — concluiu o visitante.
Ele ficou impressionado com o que encontrou no Solo de Inovação:
— Isso aqui é fantástico demais, tem coisas que a gente nem imagina que possam existir — declarou.
O presidente da Festa, Fernando Bertotto, disse que o Solo de Inovação veio para ficar.
— Com certeza, será incorporado nas próximas edições, porque essas mais de cem palestras que ocorrem e vão ocorrer até amanhã aqui movimentaram um público bem interessante, e jovem também, tratando de assuntos mais futuristas. Essa troca de figurinhas foi muito importante para Caxias do Sul e toda a região — afirma.
Confira a programação do Solo de Inovação
SÁBADO, 5
19h - Orlando Cintra
COWORKING
10h às 22h - Copihel - impressão 3D
DOMINGO, 6
SOLO DE INOVAÇÃO
18h - Ricardo Pezin: inovação de impacto
19h30min - Networking
COWORKING
10h às 22h - Copihel - impressão 3D
14h às 15h - Profissões do futuro: garanta o seu protagonismo nos próximos anos