
O Governo do Estado divulgou nesta sexta-feira (21) a 16ª rodada do modelo de Distanciamento Controlado e a macrorregião da Serra Gaúcha segue na bandeira laranja, com uma flexibilização maior para as atividades econômicas. A média final nos índices apontados pelo Comitê de Dados deixou a região com 1,48 — o limite do regramento é de 1,5.
Leia mais
Após 40 dias internado com coronavírus, soldado da BM de Veranópolis recebe alta e homenagem de colegas
Flores da Cunha registra segunda morte por covid-19
Acompanhe os casos confirmados na Serra
Ainda assim, há um índice em crescimento e que pode servir como alerta. O número de hospitalizações na macrorregião de Caxias foi a segunda que mais teve aumento na última semana, com 155 novos pacientes. Por outro lado, há um crescimento no número de leitos vagos de UTI's adultos em nível estadual, o que ajuda a manter a média final dentro do regramento mais flexível.
Segundo o mapa de risco, 13 regiões estão em bandeira vermelha e oito em laranja. Em situação de alto risco de contágio ficaram Santa Cruz do Sul, Lajeado (que entraram nesta rodada), Taquara, Novo Hamburgo, Canoas, Palmeira das Missões, Passo Fundo, Santo Ângelo, Santa Rosa, Capão da Canoa, Guaíba, Porto Alegre e Pelotas. Essas áreas poderão entrar com recursos e as regras passam a valer na terça-feira (25).