
A pressão organizada pelos municípios da Região Metropolitana da Serra desde o anúncio da prorrogação de fechamento do comércio, feita pelo governador Eduardo Leite (PSDB) na quarta-feira (15), teve êxito. Em uma transmissão realizada no início da tarde desta quinta (16), o governador confirmou que as cidades poderão flexibilizar os seus decretos e liberar as atividades econômicas.
Leia mais
Idoso de Vacaria é a segunda morte por covid-19 na Serra
Caxias do Sul registra mais um caso de coronavírus
— No momento que todos os municípios, por unanimidade, alegaram por dispensar um tratamento equânime, analisamos todos os dados daquela região (referente ao coronavírus) e diante da manifestação dos prefeitos, vimos que era possível atender esse pedido. Bastaria um prefeito não concordar e teríamos um impasse, porque ali há uma interdependência econômica entre os municípios — explicou o governador.
Esse movimento começou com uma reunião na manhã desta quinta, entre o presidente da Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne), Guilherme Pasin, prefeito de Bento Gonçalves, e o governador Eduardo Leite. Desde então, os representantes da Serra já demonstravam otimismo.
O novo decreto estadual deverá ser publicado até o final da tarde desta quinta. Ainda assim, Bento Gonçalves já lançou um novo documento, em que libera todas as atividades econômicas, com ressalvas para cuidados de higienização e cuidados para evitar aglomerações.