
Se você está se perguntando onde está o frio a uma semana do inverno — a próxima estação inicia-se às 12h54min do dia 21 — não se preocupe, as temperaturas acima dos 20°C registradas nos últimos dias têm explicação:
— Já estava previsto este período de tempo mais seco que faz as temperaturas subirem, principalmente, à tarde. Quem está por trás desse fenômeno é um bloqueio atmosférico. São ventos no alto da atmosfera que impedem que as frentes frias consigam avançar pelo Estado. Assim, não temos a massa de ar frio característica dessa época do ano, derrubando as temperaturas — explica o meteorologista da Somar Eduardo Gonçalves.
Outra explicação para o calorzinho fora de época é a presença do El Niño, que ajuda a manter a atmosfera um pouco mais quente.
Conforme Gonçalves, as temperaturas agradáveis devem permanecer na região até a segunda-feira.
— A previsão é de frio bem intenso mesmo na primeira semana de julho. Com mínimas próximas a zero — diz.
E para quem está ansioso para saber como será a próxima estação, o meteorologista adianta: o inverno será chuvoso.
— A Região Sul terá chuva acima da média, mas com períodos alternados. Teremos poucas ondas de frio. Mas quando ele vem, será forte. Uma ou duas vezes por mês teremos a entrada de massa de ar frio que derruba a temperatura e tira o agasalho do armário — explica Gonçalves.