
Ainda que não se saiba com detalhes o que ocorreu nas três horas em que a família Girotto foi refém de dois criminosos e como o casal e a filha foram baleados, o cenário na residência de dois pisos na linha Pederneira, em Santa Tereza, indica o quão agressiva foi a ação dos bandidos: móveis revirados, colchões espalhado, objetos atirados no chão e rastros de sangue, que vão do andar superior até o inferior. Giovani Dallé, 27 anos, que vive numa casa próxima, foi levado como refém e está desaparecido.
Um vizinho que prefere não se identificar diz que colhia uva em um morro, de onde avistava a casa, viu um homem se aproximar a pé, com um capacete na cabeça, e ser cercado pelos cachorros da família. Era por volta das 9h desta segunda.
- Sempre tem movimento na casa. O que me chamou mais a atenção foi os cachorros latindo - explica ele, também agricultor.
Vítimas de assalto em Santa Tereza ficaram amarradas por três horas
Durante as horas seguintes, nenhum movimento estranho na casa foi percebido pelos moradores da proximidade, que também não escutaram os tiros. Já passava do meio dia quando Navelina Girotto, 60 anos, buscou ajuda na casa de um casal de vizinhos.
- Ela caiu de joelhos. Dizia que na casa estavam a filha morta (Kátia, de 29 anos, sobreviveu) e que o marido brigava com um assaltante. Ela tinha muita dor - lembra a moradora, que prefere manter a identidade preservada.
Assalto expõe fragilidade da segurança no interior
A família afirma que, sem conseguir contato com o número 190, da Brigada Militar, acionou uma ambulância e pediu que o atendimento médico chamasse a polícia. Um morador da residência foi de carro até a beira da estrada, tentando enxergar alguma coisa, e viu Antonio Girotto, 65, gritando por ajuda na frente de casa.
Duas ambulâncias e um Doblo levaram os três feridos ao Hospital de Bento Gonçalves, onde estão em estado regular. Antonio foi baleado no braço e tem um corte profundo na testa. A mulher dele, Navelina, levou cinco tiros, três na barriga, um no braço e um na mama. A bala deste último atravessou o corpo. Kátia foi atingida no ombro e a bala alojou-se no pulmão.
Santa Tereza tem 1,7 mil habitantes e fica a 28 quilômetros de Bento Gonçalves.