Funcionários da pizzaria ao lado do lugar onde ocorreu o assalto que resultou na morte de um policial militar e de um suspeito do crime, em Caxias do Sul, na noite desta segunda-feira, relatam os momentos de desespero.
"Ele era amigo de todos", diz tenente da BM que trabalhava com sargento morto em Caxias
"Era um excelente policial", diz subcomandante do 12º BPM sobre sargento morto em Caxias
O assalto ocorreu antes da meia-noite, na Avenida Rubem Bento Alves, no bairro São José. Ronaldo Silva de Lima, 42 anos, sargento da Brigada Militar, chegou a ser encaminhado ao Hospital Pompéia, mas não resistiu aos ferimentos. A ação também resultou na morte de Leonardo da Costa Gonçalo Alves, 21 anos, suspeito de participar do roubo.
Segundo os funcionários, a pizzaria não tinha mais clientes, mas estava com a porta aberta. Quando escutaram os tiros, os trabalhadores correram para uma saída nos fundos do estabelecimento e abrigaram-se na sede do serviço de emergência Resgate Sul. Pelo menos sete pessoas estavam trabalhando.
Leia as últimas notícias do Pioneiro
- Eu ouvi um barulho e fui para a rua. Aí vi que eram tiros. Tinha um homem correndo e um outro em um carro. Os dois fugiram em direção ao bairro Santa Lúcia - lembra uma atendente do Resgate Sul.
Ela e um funcionário da pizzaria prestaram os primeiros socorros ao sargento ferido durante o assalto, que estava caído nos fundos do estacionamento da pizzaria.
- Quando vimos que era um assalto, apagamos as luzes e corremos para o Resgate Sul. De lá, vimos o policial - conta o rapaz.
Ele e a atendente correram até o PM. O funcionário pegou um travesseiro no próprio carro, estacionado no lugar, e abanou o sargento. A atendente pediu que ele tirasse o avental de trabalho e com ele pressionou os ferimentos à bala no peito e em um dos braços.
- Nós seguramos na mão dele. Não dava para entender algumas coisas que ele dizia, mas ele pedia ajuda e pedia pelos familiares, dizia "minha família" - continua ele.
O policial foi encaminhado pela ambulância do Resgate Sul ao Hospital Pompéia. Ele deu entrada às 23h30min, mas não resistiu as ferimentos e morreu.
De acordo com colegas de trabalho, o sargento era um dos comandantes da guarda da Penitenciária Industrial de Caxias (Pics).
A polícia suspeita que pelo menos três homens participaram da tentativa de assalto. A principal hipótese é a de que os criminosos tivessem a intenção de assaltar a pizzaria, mas a polícia não descarta que eles tenham visto o carro do sargento, estacionado ao lado do estabelecimento, e decidiram abordar o policial para levar o veículo.
De acordo com a versão de testemunhas, a polícia suspeita de que o sargento tenha sido abordado por dois homens. Houve troca de tiros e um dos criminoso fugiu pela Rua Ludovico Cavinato, onde um Kadett prata dirigido por um terceiro elemento o aguardava.
Uma viatura da Brigada Militar que fazia a escolta do policial ferido sofreu um acidente a caminho do hospital, na esquina das Ruas Pinheiro Machado e Coronel Flores, no Centro. Posteriormente, a viatura foi atingida por um Celta. Dois policiais ficaram feridos. Eles foram encaminhados ao Hospital Pompéia e liberados na madrugada.