Após um hiato de cinco anos, Bento Gonçalves anuncia a volta da Fenavinho para 2017, ano em que a festa chega aos 50 anos. A última edição havia sido realizada em 2011.
- Será um evento histórico, com toda a certeza - espera o secretário da Cultura, Jovino Nolasco.
A retomada foi anunciada em reunião na noite de segunda-feira na Fundação Casa das Artes. Autoridades, ex-presidentes e ex-soberanas participaram.
Segundo o secretário, serão montadas três comissões responsáveis por recompor a Fenavinho. A primeira, formada por juristas e advogados, terá a incumbência de rever os estatutos da festa, fazendo com que ela volte às origens. A segunda será responsável por analisar as dívidas, estimadas em R$ 1,2 milhão. Já terceira, composta principalmente por ex-imperatrizes e ex-damas de honra do vinho, vai montar a festa de lançamento da Fenavinho, até dezembro, e buscar candidatas para representar a próxima edição.
Conforme o secretário, em 2016 deve ocorrer uma grande festa de lançamento da Fenavinho, provavelmente em data que coincida com a Festa da Uva, de Caxias do Sul.
- Será uma grande festa no centro de Bento. Vamos mostrar o que é Bento, com espetáculos de artistas de Bento - promete o secretário.
O tema de reestreia da Fenavinho ainda não está definido. A data também ainda não foi divulgada mas, conforme Nolasco, será no verão de 2017.
Cultura
Bento Gonçalves anuncia volta da Fenavinho para 2017
Última edição havia sido realizada em 2011
GZH faz parte do The Trust Project