Quem procurou atendimento no Postão 24 Horas nesta quinta-feira precisou de muita paciência. Alguns pacientes chegaram a esperar mais de cinco horas por atendimento médico.
Mateus Jonatas Rech, de 26 anos, chegou às 13h50. De acordo com o técnico de manutenção sua namorada, que estava com uma crise de pressão alta, só foi atendida por volta das 19 horas.
Segundo Rech, há pacientes em situação ainda pior: às 19h20 ainda aguardavam atendimento pessoas que haviam chegado antes do meio-dia.
A enfermeira Maria Teresinha Hoff, do setor de avaliação do Postão, explica que a sala de espera ficou lotada o dia todo, apesar de três médicos estarem atendendo.
- Tem médicos, mas estamos com muitos pacientes. Os que estão esperando são pacientes que deveriam estar em uma Unidade Básica de Saúde. Hoje é um dia atípico - explica a enfermeira.
Maria Teresinha esclarece que o Postão adota o sistema de classificação de risco do Ministério da Saúde. Dessa forma, recebem atendimento primeiro os pacientes mais graves.
De acordo com a enfermeira, apesar da lotação, as emergências estão sendo atendidas imediatamente e as urgências em no máximo meia-hora. Casos menos graves não são considerados prioritários e por isso demoram mais.
Saúde
Pacientes esperam cinco horas por atendimento no Postão de Caxias
Três médicos estão trabalhando, mas número de casos está acima do normal nesta quinta-feira
GZH faz parte do The Trust Project