A média de um atropelamento diário em Caxias do Sul é vista com normalidade pelo secretário de Trânsito Manoel Marrachinho. Segundo ele, as ruas centrais concentram grande parte das ocorrências justamente por apresentarem maior fluxo de veículos. A cidade conta com duas mil faixas de segurança em frente a escolas e outras mil em cruzamentos.
Cerca de 360 semáforos veiculares e outros 360 para pedestres estão espalhados nestas vias.
As esquinas que não estão semaforizadas contam com faixa de segurança, garante o secretário. Ainda que a média de atropelamentos seja considerada alta para uma cidade com porte de Caxias, Marrachinho garante que não é resultado de falta de sinalização.
- A maior motivação dos atropelamentos é a imprudência de pedestres e motoristas - resume.
A prefeitura está licitando 60 novos semáforos exclusivos para pedestres que devem ser instalados em bairros e perimetrais caxienses em até três meses, integrando o Programa de Semaforização.
Ainda não é possível saber a localização exata dos equipamentos. Na prática, após cinco segundos do acionamento manual do semáforo, que será feito pelo pedestre, o trânsito é paralisado. O semáforo ficará no meio da quadra. O pedestre terá até 20 segundos para a travessia. Isso pode causar aborrecimento para o motorista, mas garantirá segurança para quem está atravessando a rua.
- Sabemos que o motorista irá perceber que todas as sinaleiras estão fechadas e não vai gostar. Mas, aos poucos, ele se acostuma com a ideia e vai entender que é uma solução - pontua o diretor de sinalização viária da secretaria, Rogério Garcia.
Outra iniciativa que deve beneficiar o pedestre é o fechamento simultâneo e total dos semáforos de cada esquina. Ou seja: o pedestre consegue atravessar a via tranquilamente sem se preocupar com a abertura do equipamento que está na outra esquina.
Neste ano, 58 pontos foram sincronizados e a intenção da secretaria é ampliar o número até o fim do ano. Entre as ruas que passaram por esta melhoria estão a Sinimbu, a Pinheiro e a Visconde de Pelotas.