Em 21 de maio, exatamente um mês antes do início da estação do frio, a secretária municipal da Saúde, Dilma Tessari, prometeu rever as escalas de médicos para averiguar a necessidade de readequação. Ao Pioneiro, multiplicam-se reclamações à noite, mas a prefeitura defende que o maior fluxo é pela manhã.
Baseada em números, Dilma confirma que o movimento de pacientes é intensificado entre 7h e 17h, quando também há mais profissionais de plantão. Por causa disso, o número de plantonistas não será alterado com o inverno, iniciado na madrugada de sexta-feira.
A cada turno, o Postão dispõe entre quatro e sete clínicos gerais, além de dois pediatras e um psiquiatra. A própria secretária admite que o ideal seria 14 profissionais: 10 clínicos, um psiquiatra e três pediatras.
Dilma comemora o fluxo de pacientes com doenças respiratórias normal para esta época do ano. Ela considera cedo para atribuir um motivo para o resultado, como o Plano de Enfrentamento das Doenças Respiratórias, lançado no início deste mês.
O sistema está funcionando e intensifica os atendimentos nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), visando a reduzir os encaminhamentos ao Postão e aos serviços especializados em pneumologia, como o Centro Especializado em Saúde (CES). Além disso, medicamentos são fornecidos nos postinhos com mais facilidade em relação a invernos anteriores.
Apesar dos números, as reclamações por demora ou mau atendimento que chegam ao Pioneiro não diminuem.
Doenças do frio
Escalas de médicos no Postão não mudam com início do inverno em Caxias do Sul
Secretária da Saúde, Dilma Tessari diz que o fluxo de pacientes com doenças respiratórias está normal para esta época do ano
GZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: