O projeto Bibliotecas Comunitárias deveria estimular novos leitores nos bairros de Caxias do Sul, mas vem sendo ignorado pela população. Como a procura é insignificante, a prefeitura cancelou a abertura de novas unidades neste ano.
Os responsáveis pelo programa justificam que o formato não deu certo e precisa de renovação. São pelo menos 18 bibliotecas com aproximadamente 15 mil livros disponíveis para empréstimos gratuitos. Poucas unidades ainda conseguem cativar a vizinhança.
O público, porém, não prestigia a maioria dos espaços por vários motivos. Um deles é a falta de divulgação e de estímulo para formação de leitores nas comunidades. Além da apatia, as bibliotecas atendem em horários restritos.
O Programa Permanente de Estímulo a Leitura (PPEL) também não tem estrutura para acompanhar e organizar o serviço nos bairros. A situação piora diante da falta interesse de alguns líderes comunitários na promoção do projeto.
Levantamento do Pioneiro mostra que três unidades estão fechadas nos loteamentos Conquista, São Gabriel e Santos Dumont devido a problemas estruturais em centros comunitários ou por falta de voluntários.
- Todas bibliotecas possuem acervo de qualidade, mas temos espaços funcionando bem, alguns nem tanto e outros abaixo de zero. Estamos repensando o formato - diz a coordenadora do PPEL, Luiza Motta.
Semana nacional do livro
Saiba por que as bibliotecas comunitárias não cativam leitores em Caxias do Sul
Prefeitura admite que projeto precisa ser remodelado
Adriano Duarte
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project