Jovens caxienses ligados ao catolicismo estão com a agenda cheia. A preparação para a Jornada Mundial da Juventude, que ocorre no Rio de Janeiro em 2013, movimentam milhares de guris e gurias da cidade. Eles organizam turmas para ir ao Rio e também eventos preparatórios em Caxias. É padre Rudinei Zorzo, também jovem, aos 27 anos, quem organiza essa gurizada.
- O melhor é unir os jovens de todas as linhas da Igreja, todos os pensamentos e de todas as cidades da Diocese. Não queremos que esta mobilização acabe com a passagem da Jornada - afirma.
São os missionários que formatam as atividades e se dividem em setores de trabalho. De mangas arregaçadas, não poupam esforços para os detalhes. A primeira atividade, a chegada da Cruz e do Ícone de Maria na cidade, foi batizada de Bote Fé. Será nos dias 21, 22 e 23 de novembro. Haverá acolhida, celebração e procissão. A proporção da Cruz pode até assombrar os desavisados: 3,8 metros de altura e 1,75 metro de largura. Pesa cerca de 31 quilos. Para carregá-la, são necessárias 20 pessoas. Durante a curta estadia na cidade, ela passará até pelo Presídio Industrial.
Leia mais na edição impressa do Pioneiro.
Religião
Jovens preparam atividades que antecedem Jornada Mundial da Juventude
Primeira atração da programação é a chegada dos ícones da Jornada
GZH faz parte do The Trust Project