Enquanto segue a indefinição sobre o início da Série D, o Juventude faz a preparação da equipe. Neste sábado, retribuiu a visita do Cerâmica, a quem havia vencido por 2 a 1 no dia 19 de maio, em Flores da Cunha. E, em Gravataí, conseguiu um bom empate em 2 a 2, depois de sair perdendo por 2 a 0.
Antes de a bola rolar, a surpresa no lado do Juventude foi a escalação do goleiro Fernando no lugar de Follmann, que vinha sendo o titular. A mudança foi para o técnico Luiz Carlos Martins avaliar essa alternativa para a Série D, já que Fernando tem mais experiência que Follmann.
Além disso, o garoto é sempre citado como candidato a ser negociado. Na primeira etapa, a partida foi mais ao estilo Gauchão do que amistoso. As duas equipes fizeram muitas faltas, apresentaram forte marcação e predomínio das defesas sobre os ataques. Tudo isso com pouca qualidade técnica.
Assim, os lances de perigo foram raros. E quem soube aproveitar foi o Cerâmica: aos 40 minutos, numa jogada pela direita, Rogerinho cruzou no meio das área, um defensor escorregou e Michel chutou forte para abrir o placar.
Na volta do intervalo, Luiz Carlos Martins fez sete mudanças no Juventude, o que deu outra formatação à equipe. E que começou mal, pois logo no primeiro minuto ocorreu um erro defensivo e Follmann acabou derrubando Rogerinho na área: pênalti, que o próprio Rogerinho cobrou e marcou o segundo do Cerâmica, aos dois minutos.
Com a desvantagem, o Juventude procurou reagir. E o técnico promoveu novas mudanças, deixando a escalação completamente diferente a partir dos 20 minutos. Ao mesmo tempo, o Cerâmica também alterou boa parte da equipe.
Mesmo com toda a descaracterização, o Juventude descontou aos 33, com João Henrique, de cabeça. Motivada pelo gol, a equipe foi para cima, criou várias chances e, aos 41 minutos, teve um pênalti. Léo Maringá cobrou e empatou em 2 a 2.
O Juventude jogou com Fernando (Follmann); Raulen (Rafael Pereira), Marcio Garcia (Juliano), Marco Tiago (Diogo) e Julio Cesar (Alex Telles); Alberto, Cléber Monteiro (Francisco Alex), Nem (Alan) e Cícero (Marcel); Jonatas Belusso (Marcel) e Zulu (João Henrique).
Teste para a Série D
Juventude reage e empata em 2 a 2 com o Cerâmica, em Gravataí, em amistoso
Depois de sofrer 2 a 0, equipe alviverde buscou a igualdade em mais um jogo de preparação à competição nacional
GZH faz parte do The Trust Project