
Com a retomada das atividades do comércio em Caxias do Sul a partir desta sexta-feira (17), o acesso dos clientes aos estabelecimentos somente poderá ocorrer se eles estiverem utilizando máscaras. As regras constam no decreto que autoriza a abertura das lojas, incluindo shoppings, das 8h às 20h. O documento foi publicado pela prefeitura nesta quinta-feira (16), após o governo do Estado permitir que os municípios da Serra decidissem individualmente sobre o funcionamento do comércio. Em Caxias, as lojas estavam fechadas desde 21 de março.
Leia mais
Publicado decreto estadual que permite o funcionamento do comércio na Serra
Mesmo com retomada parcial de público, restaurantes de Caxias estimam prejuízo de até 90% nas últimas semanas
Governador do Estado libera flexibilização da atividade econômica na Serra Gaúcha
Após conversa com Eduardo Leite, prefeitos da Serra projetam abertura do comércio
O novo decreto municipal determina ainda que os estabelecimentos devem fornecer as máscaras a clientes que eventualmente não possuam. Além disso, o quadro de funcionários fica limitado a 50% e o número de consumidores dentro das lojas deve ser reduzido. Embora os shoppings possam abrir, os cinemas seguirão fechados, assim como os espaços de lazer dos empreendimentos.
A prova de roupas e outros produtos nas lojas não está autorizada devido a uma portaria da Secretaria Estadual da Saúde (SES) publicada na noite desta quinta-feira e válida para todo o Rio Grande do Sul. A mercadoria também deve passar por limpeza antes de ser entregue ao comprador, assim como os itens expostos à venda devem passar por higienização frequente.
Outra flexibilização adotada no decreto de Caxias do Sul aumenta para 50% por turno o quadro de funcionários permitido para a indústria e construção civil a partir de segunda-feira (20). Desde o dia 6 de abril, as fábricas podem funcionar apenas com 25% dos trabalhadores. Os laboratórios vinculados a ensino e pesquisa, mantidos por instituições de ensino, também já podem abrir. Já os bancos e os postos de combustíveis podem voltar à normalidade em toda a cidade. A exceção, nesse caso, são as lojas de conveniência, que ainda não poderão ter consumo de alimentos no local.
— Os bancos e cooperativas de crédito não estão mais regulamentados pelo município em função de uma normativa da agência nacional que regula as agências e do Banco Central. São eles que, a partir deste momento, vão fazer todas as adequações — disse em live na manhã desta sexta o secretário do Urbanismo de Caxias, João Uez.
Seguem proibidos de funcionar na cidade academias, quadras poliesportivas, bares, casas noturnas, CTGs, salões comunitários, casas de festas, teatros, museus, centros culturais e bibliotecas. As instituições de ensino também seguem fechadas, assim como os parques e praças da cidade. Os eventos também seguem proibidos.
— Tudo relacionado a entretenimento onde exista grande aglomeração está proibido. O objetivo do decreto é evitar aglomerações nos estabelecimentos e espaços públicos. Está totalmente vetado não há previsão de liberação — destaca o diretor de fiscalização da Secretaria do Urbanismo, Rodrigo Lazzarotto.
AS MUDANÇAS
- COMÉRCIO: Pode abrir com 50% dos funcionários e dos clientes, com uso obrigatório de máscaras inclusive para supermercados. Shoppings também podem funcionar, mas cinemas e espaços de lazer seguem fechados. É proibido provar os produtos.
- BANCOS: Passam a ser regulados por normativas do setor. O decreto não impõe mais restrições às atividades
- LOTÉRICAS: Ganham uma hora a mais de funcionamento, podendo funcionar até as 18h
- POSTOS DE COMBUSTÍVEIS: Podem funcionar em horário normal em toda a cidade. Se mantém apenas a proibição do consumos de alimentos e colocação de mesas nas lojas de conveniência
- PILATES E ACADEMIAS: Seguem fechadas. O município estuda formas de liberar as atividades proporcionando segurança aos clientes, o que pode ocorrer na próxima semana
- INDÚSTRIA E CONSTRUÇÃO CIVIL: Pode operar com 50% dos funcionários por turno a partir da próxima segunda-feira (20)
- ENSINO: As atividades seguem suspensas em todas as instituições de ensino. Apenas 25% do quadro do setor administrativo está autorizado a trabalhar
- TRANSPORTE COLETIVO: Segundo o secretário de Trânsito, Alfonso Willembring, segue operando com 40% da frota. Demanda será avaliada ao longo do dia e linhas podem ser reforçadas já no fim da tarde
- OUTRAS ATIVIDADES PROIBIDAS: Lanchonetes com venda de bebidas alcoólicas, hotéis (permitido para moradores do município que buscam isolamento), bares, casas noturnas, estabelecimentos esportivos, presença em parques e praças, eventos, museus e bibliotecas

