Já passaram cinco anos desde o início da transferência da Keko Acessórios de Caxias do Sul para Flores da Cunha, mas a cidade da Festa da Uva ainda lamenta essa perda.
Não é sem motivos: ao completar 30 anos - na última sexta-feira -, a empresa mostra força e anda na contramão do mercado automotivo, que viu a venda de veículos cair 28,6% no primeiro trimestre do ano. O setor brasileiro de carros novos pode estar apático, mas os setores de personalização e exportação não. Tanto que a líder brasileira em personalização automotiva, com atuação em 40 países, planeja crescer 7% em 2016, alcançando faturamento de R$ 150 milhões. Emprega 370 funcionários.
Nascida na década de 1980 na garagem da família Mantovani, a Keko fornece componentes originais e na linha de montagem para nove grandes montadoras mundiais - quatro delas (Fiat, Honda, Jeep e Renault) foram conquistadas no último ano.
Desde que se mudou para Flores da Cunha, em 2011, num parque industrial com 25 mil m² de área construída, a indústria duplicou de tamanho e tem capacidade para expandir outros 100%. Conta com o apoio de dois mod centers (centros de modificações), em São Bernardo do Campo (SP) e Camaçari (BA), para facilitar a operação com as montadoras.
Receitas para avançar? Trabalhar com estratégias de longo prazo.
- Queremos continuar inovando e crescendo com qualidade e sustentabilidade no mercado automotivo brasileiro e mundial - ilustra o presidente executivo, Leandro Scheer Mantovani.
É uma empresa inspiradora para a Serra.

