Projeto bem legal encabeçado pela marca de biscoito Oreo, o Oreo Faz de Contos propõe a ressignificação de histórias já conhecidas do imaginário infantil abrindo espaço para temáticas importantes como inclusão, diversidade e respeito. Essas criações ganharam animações disponíveis no Globoplay. Uma delas traz uma Chapeuzinho Vermelho cega e possui roteiro criado pelo autor caxiense Eduardo Andrigo, de 25 anos.
Ele conta que a Eleven Dragons, responsável pela animação dos contos, buscava pessoas que pudessem tratar o assunto com propriedade. Eduardo tem baixa visão e encontrou a oportunidade de incluir no roteiro questões enfrentadas em sua própria rotina. Um exemplo está no trecho em que a Chapeuzinho encontra dificuldades para chegar até a casa da avó porque é surpreendida por uma obra no meio do caminho.
— Esse tipo de coisa é rotineira, ainda mais quando se mora em Caxias. É uma cidade cujas obras e outras questões importantes parecem ficar pendentes por uma eternidade. E, para alguém que já tem sua rotina e sabe se virar, esse tipo de coisa é um transtorno. Recentemente, tive problemas e tenho ainda por causa de obras mal sinalizadas. Então, foi parte da inspiração — compara Eduardo.
O episódio da Chapeuzinho Vermelho cega tem cinco minutos e contou ainda com o talento de Ju Loyola, uma quadrinista surda. Já a narração ficou por conta do ator Lázaro Ramos, que já tinha participado de outros episódios da série.
— A voz dele é fantástica, ele é demais — elogia o roteirista caxiense.
A série Oreo Faz de Contos está liberada no Globoplay também para não assinantes de forma gratuita.