Os tradicionais depoimentos e reconstruções históricas que constituem um documentário ganham o reforço de sequências de recriação ficcional em O Guardador de Histórias - João Spadari Adami. Com roteiro e direção assinados por Lê Daros, a produção convidou o icônico ator Arcângelo Zorzi Neto (Maneco) para dar vida ao personagem retratado. Também enriquecem o documentário elementos que pertenceram realmente a Adami, como sua gravata borboleta, o manequim usado em sua alfaiataria e a máquina de escrever.
Detalhes como esses poderão ser conferidos nas sessões que o filme ganha nesta semana. Nesta quarta (10), a produção será exibida às 19h30min, na Sala de Cinema Ulysses Geremia. Após o filme, haverá bate-papo com convidados envolvidos na produção, como o professor Décio Bombassaro, a ex-secretária da Cultura de Caxias Tadiane Tronca, o historiador Juventino Dal Bó, e o próprio Maneco. A entrada é gratuita, mas permitida somente com apresentação de comprovante de vacinação e uso de máscara. Já nesta quinta (11), às 19h45min, a sessão será na Câmara de Vereadores de Caxias (com exibição simultânea no canal 16 da NET). O filme será comentado por Elói Frizzo, Mansueto de Castro Serafini Filho, Adriana Sirena e Antony Tessari. A participação será gratuita e limitada.
Figura que dá nome ao Arquivo Histórico de Caxias, Adami foi um importante narrador de seu tempo, descrevendo o processo migratório e os primeiros tempos da colonização, entre outras movimentações históricas importantes. O documentário é resultado de uma proposta de Pedro Giazzon dos Santos, bisneto do historiador. O financiamento é da LIC de Caxias.