Figura que reverbera a arte conceitual na contemporaneidade, Marina Abramovic esteve de passagem pelo país para lançar o documentário Espaço Além – Marina Abramovic e o Brasil. No filme, ela visita lugares de fé, devoção e participa de rituais religiosos e pagãos. Tudo em nome de experiências expandidas do mundo da arte. Em entrevista concedida à revista Joyce Pascowitch, ela se revelou interessada em conceitos sobre moda . Eis trechos:
“Lembro de sair da loja e me sentir diferente, como se o mundo se abrisse para mim; e senti que, na verdade, eu estava bem, eu podia vestir a moda, e aquilo não prejudicaria a minha relação com a arte – eu não seria uma má artista se eu fizesse algo assim. Posteriormente, comecei a abraçar a moda de diversas maneiras.”
"Eu ficava sempre lembrando do que Issey Myiake disse: ‘Por que as roupas devem ser grandes? Por que deve haver espaço entre o corpo e as roupas?’. O espaço nas roupas deve existir porque o espírito precisa viver dentro do seu corpo, entre as roupas e entre o corpo."
Contemporaneidade
3por4: Marina Abramovic e seus conceitos sobre moda e cultura
Artista concedeu entrevista na qual fala sobre vestir e pensar
GZH faz parte do The Trust Project