

Geminianos de aniversário, a geminiana Caxias do Sul também. Sim: países, cidades, empresas, cães, gatos e gentes, tudo, enfim, que passa a existir em determinado momento, carrega o céu desse momento como espelho de sua possível manifestação. De tão geminiana, Caxias possui duas datas de "nascimento", ambas em Gêmeos: 20 de junho de 1890, quando a então colônia se emancipou de São Sebastião do Caí, e 1º de junho de 1910, quando foi elevada à atual condição de cidade, mesmo dia em que a inauguração da via férrea trouxe o trem e o progresso. Regida por Mercúrio, deus do comércio e das comunicações, inventor de caminhos, patrono da inteligência e da engenhosidade, Caxias sempre se destacou nesses atributos.
Leia mais
Violeiros de Caxias do Sul e região se encontram neste sábado em Ana Rech
Trabalhos do Clube do Fotógrafo de Caxias são finalistas da 20ª Bienal de Arte Fotográfica em Cores
Tríssia Ordovás Sartori: Microrrevolução doméstica
Murilo Couto apresenta peça de stand-up neste domingo, em Caxias
Outro mito associado a Gêmeos é o dos irmãos gêmeos Castor e Pólux, um mortal, outro imortal, que viviam trocando de lugar, entre o céu e as profundezas.
Nessa perspectiva, teremos uma cidade de múltiplas facetas, sob o signo das contradições e dos diálogos: provinciana e cosmopolita, tradicional e inovadora, densa e leve, com uma cultura tensionada entre o legado formador imigrante e as miscigenações e migrações posteriores. São duas, são muitas cidades em eterna inquietação de identidade. Feito Caim e Abel, outros irmãos míticos famosos, nem sempre o equilíbrio dos contrários é fácil. Rivalidades internas podem ser comuns: se uma metade diz sim, a outra metade reclama. Ter dois fortes times de futebol, por exemplo, parece óbvio, no exercício cotidiano da disputa. Nunca a unanimidade – a regra é polarizar.
Os mitos, às vezes, podem se manifestar de modo estranhamente literal. Vejamos um fato da história caxiense que repercutiu no mundo. Em 2000, durante a Festa da Uva, as gêmeas Fabiana (eleita rainha) e Daniele Koch trocaram de lugar durante um desfile, numa ingênua trapaça amorosa que deixou a cidade partida. Nada a estranhar sendo as duas irmãs também geminianas, nascidas a 3 de junho. O mito da cidade ganhou corpo ali, e o resultado, no final, foi até divertido. Também geminiano, eu adorei.