
Passado e Presente
Até falecer, há 75 anos, em 13 de janeiro de 1945, Abramo Eberle residiu no luxuoso palacete localizado na esquina da ruas Sinimbu e Borges de Medeiros. Considerada uma das mais belas construções de Caxias do Sul, com forte inspiração nos renascentistas italianos, o casarão teve o projeto arquitetônico encomendado ao escritório Barcellos & Cia, de Porto Alegre, a obra teve posterior execução pelo engenheiro e construtor Silvio Toigo. “O luxo, o requinte e o fino acabamento, até então nunca vistos em uma propriedade particular da cidade, destacavam-se por todas as dependências”, descreveu o jornalista Rodrigo Lopes, na coluna Memória do Pioneiro, no dia 13 de janeiro de 2015. Agora o local servirá de cenário para o novo endereço do Buffet Aristocrata, do empresário Eliseo Marin respeitadíssimo ecônomo do Clube Juvenil, há 48 anos. A boa nova terá na linha de frente o chef de cozinha e um dos genros de Marin, Willian Silva, 37 anos, com um currículo estrelado no setor, iniciado como acadêmico da Unisinos e finalizado, em 2006, na Escola de Gastronomia da Universidade de Caxias do Sul. O palacete voltará em breve a ganhar os ares das memoráveis recepções do passado com jantares, festas particulares e claro, os já reconhecidos almoços que eram servidos na Pelourinho do “clube aristocrático”. Além de Willian, Eliseo conta com o apoio também do outro genro Paulo Henrique de Oliveira e das filhas Emeline e Karenina Marin.

Cena Digital
Luciléia Salvador, diretora criativa da marca de casacos tipo exportação D’italy com sede em Antônio Prado, promove, hoje às 19h, uma live no instagram oficial da grife (@ditalyoficial) com um bate-papo cheio de estilo para apresentar vários looks que ela sugere para vestir na estação mais fria do ano.

Passarela
A presidente da Liga Feminina, Roseli Heinen, avisa que as inscrições para o concurso da Glamour Girl Caxias do Sul ganhou novo prazo. Agora, as garotas poderão efetivar a participação até o dia 30 de junho.

.
No dicionário de Josiele: gratidão, carisma e boa mesa

A beldade Josiele Vieira Mewius, 23 anos, filha de Jocemar Sant’Ana Mewius e Maria Fátima Vieira, representa as cores verde e branco do Esporte Clube Juventude, instituição fundada em 1913, no concurso para soberana da Festa da Uva 2021. Geminiana, nascida em Caxias do Sul, descreve o prazer da convivência com os avós e aplaude o feito daqueles que cultivam a terra e produzem frutos. Passeie pelo alfabeto de A a Z de Josiele!
A de AMIZADE: Ter alguém para contar nas horas boas e ruins. Me considero uma amiga leal e prestativa.
B de BRINCAR: Todo mundo tem um pouco de criança dentro de si, basta explorar. Precisamos levar a vida com mais leveza, resgatando nossas lembranças de infância.
C de CARISMA: Gosto de estar perto de pessoas que me encantam sutilmente pela forma de ser e agir.
D de DEDICAR: É a palavra chave do meu 2020. Dedicar-me na divulgação da Festa da Uva e aos estudos para bem representar a cidade e este tão grandioso evento.
E de EXTROVERTIDA: Me comunico com facilidade, gosto de ver as pessoas ao meu redor sorrindo.
F de FELICIDADE: Ao meu ver todo mundo é feliz. Basta buscar no nosso interior o quanto nossas famílias e amigos nos fazem bem todos os dias.
G de GRATIDÃO: Pela vida, pela oportunidade de estar em um concurso tão sonhado por mim desde a infância. Sou grata por estar com a minha família durante a quarentena e dizer que tudo ficará bem.
H de HISTÓRIA: Sou uma mulher curiosa e que gosta de história. Aprender o novo, seja nos livros ou com meus avós contando suas experiências de vida.
I de INSPIRAÇÃO: Gosto de buscar inspirações em mulheres fortes como as imigrantes italianas que ajudaram a construir Caxias do Sul.
J de JUVENTUDE: É com muito orgulho que represento o Esporte Clube Juventude, entidade reconhecida em todo o Brasil por suas conquistas em campo elevando o nome da nossa cidade.
K de KIWI: Fruta sempre é bom. Valorizo os agricultores que acordam cedo e possibilitam por meio do seu trabalho produzir diversidade e fartura à mesa.
L de LIMITES: Superar os meus limites, estou preparada para enfrentar esse desafio que 2020 me proporcionou.
M de MODERNIDADE: Como microempresária do ramo metalúrgico vejo como Caxias do Sul é uma cidade que busca a inovação.
N de NATUREZA: Gosto de estar em contato com ela, seja um domingo com a família no gramado, em meio a um piquenique ou plantando na horta da casa da minha nona.
O de OUVIR: Conhecer nossas origens escutando com atenção as experiências de quem sentiu na pele as dificuldades para tornar grande a nossa cidade. De quem tem o orgulho do seu passado.
P de PERSEVERANÇA: Não desistir perante a qualquer obstáculo. É preciso sempre ter fé e acreditar, batalhar e seguir em frente lutando pelos meus objetivos de vida.
Q de QUERIDA: Tento ao máximo ser atenta e respeitosa com todas as pessoas com quem converso. Uma postura de transmitir carinho e afeto, com uma palavra amiga.
R de ROMÂNTICA: Receber o carinho e admiração de quem se ama sempre é bom. Os pequenos gestos me encantam.
S de SIMPATIA: Um sorriso pode transformar o dia. Ter carinho no trato com todos, ouvir e retribui-lo é algo que procuro realizar no meu cotidiano.
T de TRADIÇÃO: Como gaúcha e caxiense, tradição é mais do que uma palavra. Hábitos dos nossos antepassados, costumes levados de geração para geração. Orgulho que carrego comigo em fazer parte dessa história.
U de UVA: Venho de família de cultivadores de uva, e sei das dificuldades da seca para os agricultores. Valorizo o trabalhador rural.
V de VINDIMA: Lembro de colher uvas e desfrutá-las no parreiral. Tem o sabor da alegria de estarmos juntos, felizes e comemorando as nossas diversidades.
W de WOMAN: Em qualquer idioma, ser mulher é carregar uma grande responsabilidade. A força das nossas avós, a bravura das nossas mães e a coragem das imigrantes me inspira a trilhar um caminho de bondade.
X de XADREZ: Me remete à casa da nona e do nono. A mesa farta de delícias coloniais como polenta, salame, queijo e grostoli sobrepostos em uma toalha xadrez, em uma casa cheia de afeto e boas lembranças.
Y de YAKISOBA: Massa sempre é uma delícia. E do tipo yakisoba é uma das minhas favoritas.
Z de ZELAR: Já dizia a música “É sobre saber que em algum lugar alguém zela por ti”. Saber que tenho minha família vibrando pela minha felicidade, é gratificante demais.