
O atendimento do comércio para as festas de fim de ano deverá ser estendido em dezembro. Esta é a recomendação do Sindilojas Caxias. De segunda a sexta-feira, a entidade não chegou a sugerir até que horas as lojas devem ficar abertas, mas ressaltou que não há restrição para comércio de rua.
Nos sábados (5, 12 e 19), a sugestão é de que a abertura seja com atendimento até as 19 horas. Nos domingos (6, 13 e 20), definiu que o atendimento pode ser das 14h às 20h.
Já para o dia 24, véspera de Natal, o horário recomendado é de abertura normal com atendimento até as 17h. No dia 31, o atendimento deve ir até às 16h. Neste caso, para os shoppings centers, a abertura pode ser das 7h às 22h com 50% dos quadros de funcionários e 30% da lotação máxima.
Também ficou definida a jornada de trabalho aos domingos de seis horas em um único turno. Para cada domingo trabalhado, será concedida uma folga compensatória antecipada e o pagamento de um bônus de R$ 70 ao funcionário. Nos dias 25 de dezembro (Natal) e 1º de janeiro de 2021 (Dia da Confraternização Universal), não será permitida a abertura do comércio funcionários.
O Sindilojas afirma que as orientações estão de acordo com o Modelo de Distanciamento Controlado, que fixa as bandeiras das regiões. Caso Caxias estiver na bandeira vermelha em dezembro, deve seguir o plano de cogestão que fala em utilização do quadro de 50% dos trabalhadores e 25% de lotação por até seis dias na semana.
Leia também
Sorveteria inaugura no bairro Santa Catarina