
A Personalità e a Upman, marcas do cenário de confecção de casacos de lã e linha underwear, se uniram para a produção de máscaras hospitalares. Os produtos já estão sendo usados para suprir a demanda dos hospitais em território nacional. Juntas, as empresas caxienses estão confeccionando cerca de 80 mil máscaras por dia. Haveria demanda para produzir até mais, mas esta é a capacidade máxima de produção das indústrias, em equipamentos e mão de obra, até o momento.
O que era para ser uma alternativa de renda para as empresas durante a crise tornou-se carro-chefe dos negócios atualmente.
– É uma necessidade do mundo todo, e uma necessidade nossa também, porque nossos produtos simplesmente pararam de vender. Compramos algumas máquinas para poder fazer as máscaras e hoje já representam mais de 80% da nossa produção – conta Ivanês Spiller, proprietário da Personalità.
A produção das máscaras em conjunto também foi possível porque a Personalità, antes situada no bairro Bela Vista, já tinha se mudado para o mesmo prédio da Upman. A confecção de roupas íntimas, do empresário Sidimar Remussi, fica no bairro Esplanada. A ideia inicial era juntar as duas empresas para diminuir custos, não só com as instalações, mas com o compartilhamento de equipamentos e processos, antes mesmo da pandemia. Quando surgiu a demanda pelo equipamento de proteção hospitalar, a aproximação das empresas tornou mais fácil se enquadrar como fornecedora para prefeituras e secretarias de saúde de todo o país.
A máscara produzida em Caxias adota como matéria-prima um tipo de TNT de cinco camadas em conformidade com as exigências da Anvisa.