O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) negou nesta segunda-feira (10) o recurso da candidata mais votada à prefeitura de Ibiraiaras, no Noroeste do Estado. Ivete Beatriz Zamarchi Luchezi (PMDB) tentou reverter a impugnação ao registro da candidatura dela, por ausência de desincompatibilização no prazo legal.
A legislação determina o afastamento de cargos diretivos de entidades públicas ou mantidas pelo Poder Público seis meses antes da data do pleito. A candidatura de Ivete foi impugnada por ela não ter se afastado da presidência da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) dentro do prazo previsto. Ainda cabe recurso ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Enquanto não houver decisão do TSE, os votos recebidos por ela não são computados. O julgamento deve ocorrer até o dia 19 de dezembro, data da diplomação dos eleitos. Com isso, segue a indefinição sobre a prefeitura de Ibiraiaras, município que tem pouco mais de 7 mil habitantes.
Outros nove municípios gaúchos estão na mesma situação: aguardam o julgamento de recursos para saber quem será o prefeito. É o caso de Parobé, Gravataí, São Vendelino, Arvorezinha, Paraí, Butiá, Barros Cassal, Salto do Jacuí e São Vicente do Sul. Caso os recursos dos candidatos não sejam aceitos, a Justiça Eleitoral determina nova eleição.