O juiz Loraci Flores, da 3ª Vara de Justiça Federal de Santa Maria, confirmou na manhã desta sexta-feira (23) que vai divulgar ainda hoje a sentença da Operação Rodin. O processo, que tramita há sete anos, envolve 32 réus acusados de participação em esquema de corrupção responsável pelo desvio de R$ 44 milhões do Departamento Estadual de Trânsito (Detran).
De acordo com o magistrado, responsável pelo caso, o teor da sentença será publicado no começo da tarde.
Operação Rodin
Deflagrada pela Polícia Federal em 2007, a Operação Rodin investigou irregularidades nos serviços de exames teóricos e práticos para expedição da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) no Estado. Segundo a investigação, fundações ligadas à Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) teriam sido contratadas sem licitação pelo Detran para a realização do serviço, mas subcontratavam empresas que cobrariam valores superfaturados.
Em 2008, o Ministério Público Federal ofereceu denúncia contra 44 suspeitos, mas a Justiça Federal acatou denúncia contra 40 réus. No mesmo ano, sete pessoas foram excluídos da ação. Um dos réus, Antônio Dornel Maciel, morreu em agosto de 2011.