Os 37 municípios que integram o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Taquari (Consisa) aguardam resposta do governo do Estado ao pedido de mais sete unidades básicas do Samu e uma avançada na região. Atualmente, há cinco postos básicos e um avançado no Vale do Taquari. A equipe técnica da Secretaria Estadual da Saúde estuda a viabilidade de instalar as novas unidades. Em entrevista ao Gaúcha Repórter, o presidente do Consório e prefeito de Westfália, Sérgio Marasca, adiantou que uma reunião está marcada para o próximo dia 21 de janeiro com a secretária de Saúde, Sandra Fagundes.
"Estamos fazendo um trabalho junto com governos do Estado e Federal de mais sete unidades basicas e se possível mais uma avançada em Estrela. Esse trabalho está sendo feito e avaliado", detalhou.
Conforme o presidente do Consisa, a ambulância do posto de Lajeado do Samu levou 32 minutos para chegar ao local do acidente que matou sete pessoas nessa quarta-feira (15) na BR-386, em Pouso Novo. "Entre as unidades que estamos solicitando, uma seria em São José do Herval e outra em Marques de Souza. Pouso Novo fica no meio, são cerca de oito quilômetros de serra. Se tivéssemos mais essas unidades do Samu, o atendimento às vítimas seria mais rápido", observou.
Investimento municipal
Caso as unidades do Samu sejam aprovadas para a região, as prefeituras já se comprometeram a investir R$ 0,23 por habitante para garantir a manutenção e administração dos postos.
Novas unidades
Os prefeitos pedem sete novas unidades do Samu nos seguintes municípios:
São José do Herval
Boqueirão do Leão
Marques de Souza
Arroio do Meio
Dois Lajeados
Ilópolis
Fazenda Vila Nova
Estrela (unidade avançada)
Unidades atuais
Hoje, o Vale do Taquari conta com cinco unidades do Samu e uma avançada:
Arvorezinha
Encantado
Teutônia
Estrela
Lajeado (unidade avançada)