A ideia de um apartamento chique construído em pleno Parque da Redenção é vendida em uma provocação de um arquiteto gaúcho, que está divulgando na internet e em folders uma intervenção artística crítica denominada Redémption Parc. O site redemptionparc.com.br reproduz as frases de efeitos, imagens e conceitos característicos do material publicitário de mercado imobiliário para vender o empreendimento fictício criado pelo arquiteto e artista visual: três torres de luxo , com piscinas, academia de ginástica, jardins, elevadores privativos e estacionamento. Porém , a propagando vem causando uma grande confusão na população. Algumas pessoas que receberam o anúncio acreditam se passar de algo real, já que em nenhum momento, nem mesmo no site, se fala em brincadeira. Além disso, há um registro falso no cartaz. O arquiteto responsável pela ideia conta o objetivo da brincadeira:
"A ideia é provocar uma reflexão na população da importância do público e privado "- ressalta ele.
Além disso, ele ainda relata que recebeu muitos e-mails de pessoas interessadas no empreendimento:
"Recebi muitos emails de pessoas interessadas, pessoas indignadas e pessoas que entenderam a ideia e me apoiam"- argumenta.
Conforme o anúncio um grupo multinacional chamada Luther Blissett iria construir o negócio. Porém, o nome é conhecido por ser uma identidade adotada e compartilhada por hackers e ativistas em vários países, desde a primeira metade dos anos 90. Ele serve de pseudônimo exatamente para a divulgação de notícias falsas e boatos na web.Em 2010, o mesmo arquiteto inventou um candidato, chamado Onon, e uma campanha eleitoral para ele, com santinhos, bandeiras e cartazes.
Gaúcha
Anúncio falso mostra projeto de construção de prédios no parque da Redenção
Julia Finamor
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: