Uma situação inusitada foi flagrada na noite do dia 11 de abril pelas câmeras de vigilância no Centro de Porto Alegre. Um morador de rua que estava dentro de um contêiner de lixo orgânico acabou caindo quando o caminhão do Departamento Municipal de Limpeza Urbana realizava a coleta automatizada. O homem, que era surdo e mudo, sentiu o movimento do contêiner sendo erguido e conseguiu pular antes de cair dentro do caminhão. Na queda, sofreu ferimentos leves, foi levado pelo SAMU ao Hospital de Pronto Socorro e depois liberado. O Diretor da Divisão de Limpeza e Coleta do DMLU, Rodrigo Chies, diz que mesmo com os sistemas de segurança do caminhão, a situação é de alto risco:
- Só não aconteceu algo mais grave porque nossos caminhões têm seis câmeras externas e uma dentro do caminhão, para ver o que está caindo. Por isso o motorista conseguiu para a operação. Mas vamos supor que o homem tivesse usado drogas, ou estivesse desmaiado. Ele poderia cair dentro do caminhão e ser literalmente esmagado.
Segundo Rodrigo, encontrar pessoas dentro dos contêiners é comum. O frio também aumenta o perigo, pois muitos moradores de rua buscam esse abrigo no inverno. A orientação é que a população avise as autoridades quando identificar alguém entrando em um contêiner. Outro problema, segundo Rodrigo Chies, é o descarte incorreto dos detritos. Quando a população coloca lixo seco em um espaço que deveria ser apenas para lixo orgânico, faz com que catadores entrem nos contêiners buscando material para venda.
Assista o vídeo
Gaúcha
Morador de rua que dormia dentro de contêiner escapa de cair dentro do caminhão de coleta
As imagens são do Centro Integrado de Comando da Cidade de Porto Alegre (Ceic)
Sara Bodowsky
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: